Equipe da Vigilância Sanitária de Maceió promove capacitação para evitar recebimento de receitas falsas de medicamentos controlados.

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) reuniu-se na manhã desta sexta-feira (2) com farmacêuticos e representantes de estabelecimentos da área para discutir e orientar sobre o recebimento de receitas de medicamentos controlados. O encontro foi realizado no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e contou com a participação de cerca de 50 responsáveis por farmácias da capital.

O objetivo da reunião foi instruir os profissionais sobre o modelo padrão de solicitação de medicamentos, conforme preconizado pela portaria nº 344/1998 do Ministério da Saúde (MS). Além disso, foram reforçados os cuidados necessários para evitar o recebimento de receituários falsificados, visando assegurar a diminuição de riscos na venda de remédios controlados.

De acordo com o chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, a intenção é evitar o recebimento de receitas falsas para que os medicamentos controlados não sejam comercializados indevidamente, garantindo a segurança e a saúde dos consumidores.

Segundo informações da Visa, comerciantes de farmácias teriam sido vítimas de um suposto crime de falsificação de receitas de medicamentos controlados durante a semana. A constatação ocorreu durante o recebimento do Mapa do Consolidado das Prescrições de Medicamentos, documento obrigatório apresentado mensalmente ao órgão sanitário pelos estabelecimentos farmacêuticos, como determina a portaria MS nº 344/1998.

“Receituários supostamente falsos de medicamentos controlados foram identificados em circulação aqui na capital, e remédios controlados já foram comercializados. Essas receitas falsas representam um grande risco à saúde pública, portanto, é fundamental permanecermos atentos e bem orientados”, destacou Airton Santos.

Ele também informou que foi realizada uma reunião com o Conselho Regional de Farmácia e a Vigilância Sanitária Estadual para alinhar medidas preventivas e evitar a ocorrência de irregularidades e os riscos à saúde do consumidor. A capacitação visa orientar diretamente os profissionais que atuam em farmácias para reprimir novas tentativas do golpe da receita falsa.

O encontro ainda reuniu representantes de estabelecimentos e farmacêuticos, sendo uma iniciativa importante para garantir a segurança e a saúde da população. O trabalho conjunto entre a Visa de Maceió, farmacêuticos e estabelecimentos da área é essencial para coibir a prática de receituários falsos e assegurar a correta comercialização de medicamentos controlados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo