IMA sobrevoa praias do Litoral Norte em busca de novos pontos de maré vermelha, com recomendações para evitar banho.

Equipes do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) sobrevoaram o litoral norte do estado para tentar identificar novos pontos de maré vermelha. O sobrevoo contou com o apoio do Grupamento Aéreo e foi realizado um dia após a coleta de amostras de água do mar na praia de Carro Quebrado, em Barra de Santo Antônio.

As equipes percorreram o trecho da costa entre Maceió e Barra de Camaragibe, porém não identificaram manchas no mar ou qualquer outro indício que apontasse a presença de maré vermelha. Porém, mesmo sem a identificação visual, o IMA mantém a recomendação padrão de evitar a recreação e o banho em trechos do mar que apresentem coloração e odor diferentes.

A maré vermelha é um fenômeno natural provocado pelo crescimento excessivo de algas que podem liberar toxinas. Os principais sintomas incluem enjoo, diarreia, irritação e secura nos olhos, além de falta de ar. O aumento da temperatura, salinidade, excesso de nutrientes e carga orgânica elevada contida em efluentes domésticos podem contribuir para a ocorrência desse fenômeno.

O sobrevoo e a coleta de amostras têm o objetivo de monitorar a situação e garantir a segurança da população que frequenta as praias do litoral norte de Alagoas. A ação faz parte das medidas preventivas adotadas pelo IMA para lidar com a maré vermelha e seus potenciais impactos na saúde pública e no meio ambiente.

Portanto, a recomendação é que os banhistas evitem áreas do mar que apresentem coloração anormal e também relatem qualquer ocorrência suspeita ao órgão ambiental. O IMA continuará monitorando a situação e fornecendo atualizações sobre a presença de maré vermelha no litoral alagoano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo