Turismo internacional no Rio de Janeiro alcança números pré-pandemia em 2021 e rede hoteleira se prepara para o Carnaval

No ano passado, o estado do Rio de Janeiro recebeu um total de 1.192.814 turistas internacionais, o que representa uma recuperação considerável em relação ao patamar turístico de 2019, ano anterior à pandemia da covid-19, quando registrou 1.252.267 visitantes estrangeiros. O ranking dos principais países de origem dos turistas é liderado pela Argentina, com 30% das chegadas (397.763), seguido pelo Chile (215.409) em segundo lugar e Estados Unidos (142.600) em terceiro.

Com o intuito de atrair de volta os visitantes, o governo fluminense realizou diversas ações, incluindo a recuperação de voos internacionais de importantes companhias aéreas e a participação em feiras de turismo estrangeiras, como a BTL (Lisboa), a Fitur (Madrid) e a ITB (Berlim). Além disso, promoveram encontros com o setor turístico de Nova York, Lisboa, Londres, Roma e Milão, e divulgaram as 12 regiões turísticas do território nos principais emissores de viajantes.

O Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, afirmou que o governo conseguiu devolver o Rio de Janeiro à prateleira dos principais destinos turísticos do mundo. Ele ressaltou a importância do número alcançado, quase 1,2 milhão de estrangeiros, como um indicativo positivo da promoção do Rio de Janeiro no mercado internacional. Além disso, ele expressou a esperança de que a retomada do Galeão leve a um ano ainda melhor em 2024, com a perspectiva de 14 milhões de passageiros no aeroporto internacional.

O período de carnaval também apresenta boas perspectivas para a rede hoteleira do município do Rio de Janeiro, de acordo com a segunda prévia da pesquisa de ocupação hoteleira divulgada pelo Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem da Cidade do Rio de Janeiro (HotéisRIO). A taxa média de quartos reservados para o período de festas é de 74,52%, com destaque para os bairros de Ipanema/Leblon, Copacabana/Leme, Flamengo/Botafogo, Centro e Barra/Recreio/São Conrado, que figuram entre os mais procurados. A recuperação do turismo internacional e a boa ocupação hoteleira são sinais positivos para a economia do Rio de Janeiro e para o setor turístico, indicando uma possível retomada do interesse dos visitantes e um impulso para a atividade econômica do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo