Obras de contenção do mar no Pontal da Barra, em Maceió, alcançam 90% de conclusão e trazem solução inovadora.

As obras de contenção do mar na orla marítima do Pontal da Barra, em Maceió, estão perto de serem concluídas, trazendo alívio para os moradores e turistas que frequentam a região. Os muros de concreto maciços pré-moldados, que pesam mais de duas toneladas, já estão em 90% de conclusão e têm como principal objetivo conter o avanço da maré.

O engenheiro responsável pela supervisão das obras, Cícero Rocha, explica que a aplicação dos blocos de maciços segue um formato semelhante à montagem de uma estrutura de lego, desde a fundação até a formação do muro visível na localidade. Essa tecnologia, de origem holandesa, é considerada baixa a nível de defesa para a erosão costeira que preocupava os moradores e autoridades locais.

Além disso, Maceió se destaca como pioneira na aplicação dessa técnica entre as capitais brasileiras, com obras de contenção da maré já executadas em pontos como Jatiúca, Praia do Sobral e Praia de Jacarecica. O engenheiro ainda ressalta o uso de anéis hexagonais em locais onde a onda se quebra com menos intensidade no muro de contenção, como na Jatiúca, próximo à lagoa da Anta.

Essa iniciativa visa solucionar o problema de erosão costeira que afeta diversas cidades litorâneas do Brasil, e promete trazer benefícios não apenas para a comunidade local, mas também para os visitantes que frequentam a região. Com uma extensão de 1,2 km, as obras de contenção do mar são um grande avanço para a cidade de Maceió.

Autoridades locais destacam a importância dessas obras para a preservação da orla marítima e a garantia da segurança para quem circula pelo Pontal da Barra. Com um investimento em tecnologia de ponta, a cidade busca soluções inovadoras para os desafios apresentados pela natureza, demonstrando compromisso com a preservação do meio ambiente e o bem-estar da população. A expectativa é de que em breve a obra seja concluída e traga melhorias significativas para a região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo