Agências bancárias de todo o país fechadas durante o carnaval; expediente normal será retomado na Quarta-feira de Cinzas.

As agências bancárias de todo o país estarão fechadas durante o feriado de carnaval, nos dias 12 e 13 de fevereiro. O retorno ao expediente normal está previsto para a Quarta-feira de Cinzas, a partir das 12h.

A decisão de fechar as agências durante o feriado segue uma resolução do Conselho Monetário Nacional, que determina que apenas dias úteis são considerados para operações bancárias, excluindo sábados, domingos e feriados nacionais, como é o caso da segunda e terça-feira de Carnaval.

A partir do meio-dia da Quarta-feira de Cinzas, as agências estarão funcionando normalmente, com encerramento no horário habitual de fechamento. Em locais onde as agências fecham antes das 15h, o início do expediente será antecipado, garantindo um mínimo de 3 horas de atendimento ao público.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ressalta que contas de consumo, como água, energia e telefone, e carnês com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte, ou seja, na quarta-feira, dia 14 de fevereiro. De acordo com a Febraban, é comum que os tributos já venham com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

No entanto, caso o pagamento não esteja ajustado no documento de arrecadação, a orientação é antecipar o pagamento ou agendar o mesmo nos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

A Febraban recomenda que os clientes utilizem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativos dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

Portanto, durante o feriado de carnaval, é importante se programar e utilizar os meios digitais disponíveis para evitar transtornos relacionados ao pagamento de contas e realização de operações bancárias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo