Centro de Atenção a Crianças e Adolescentes oferece suporte 24h para vítimas de violência durante o Carnaval

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) estará em plantão 24 horas na Central de Flagrantes da Polícia Civil, no Tabuleiro do Martins, em Maceió, para acolher e atender com escuta protegida crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência neste Carnaval. O serviço será disponibilizado de sexta-feira (10) até quarta-feira de Cinzas (14).

O Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes (Crad) contará com técnicos preparados para fazer um atendimento qualificado e multidisciplinar a crianças e adolescentes que tenham tido seus direitos violados ou que tenham testemunhado violação de direitos de outros indivíduos. Além disso, os profissionais também darão todo o amparo e orientação necessários aos familiares dos usuários em questão.

De acordo com a secretária da pasta, Aline Rodrigues, casos de crimes contra crianças e adolescentes aumentam muito durante o Carnaval, incluindo situações de violência e exploração sexual, trabalho infantil, entre outras violações de direitos. Ela afirma que embora sejam feitos esforços diários para prevenir esses casos, é necessário atuar quando a prevenção não for suficiente.

Além da escuta protegida das vítimas, a equipe do Crad também fará o traslado das crianças, dos adolescentes e de seus responsáveis para realização dos primeiros procedimentos legais, com a finalidade de garantir que todos os trâmites sejam realizados imediata e efetivamente. Também fica sob responsabilidade da equipe levá-los, depois de realizado todo o procedimento, em casa ou a um lugar seguro indicado por eles.

A Central de Flagrantes está localizada na avenida Durval de Góes Monteiro, sem número, no bairro do Tabuleiro do Martins, e estará disponível 24 horas durante o período de Carnaval. Este serviço é mais uma medida que busca proteger e amparar as vítimas de violência, principalmente nesse período festivo. O objetivo é garantir que as crianças e adolescentes tenham um suporte adequado diante de situações tão delicadas. A iniciativa representa um esforço da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência para prevenir e combater a violência contra crianças e adolescentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo