Equipes do Disque-denúncia reforçam ações preventivas durante prévias carnavalescas de Maceió para conscientizar foliões

Durante as prévias carnavalescas de Maceió, as equipes da Chefia do Disque-denúncia intensificaram as ações preventivas, buscando conscientizar os foliões sobre a importância do canal de denúncia da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O objetivo foi reforçar como a população pode colaborar com as forças de segurança no combate ao crime.

A chefe do Disque-denúncia, Eliane Araújo, destacou que a panfletagem realizada durante os blocos de carnaval foi uma oportunidade única para divulgar o canal 181 e atrair o apoio das pessoas contra a criminalidade. Ela enfatizou que os foliões podem contar com o canal não apenas durante o período de festas, mas também durante o ano inteiro, ressaltando que muitas prisões e apreensões foram realizadas a partir das denúncias recebidas.

Além da divulgação do canal de denúncia, os agentes de segurança também falaram sobre os principais crimes cometidos durante os festejos de rua, com destaque para o assédio sexual contra mulheres. Durante as prévias carnavalescas, houve um trabalho de conscientização tanto para as mulheres, orientando-as sobre o que fazer em casos de assédio, quanto para os homens, reforçando a importância da conscientização sobre os limites das ações que podem resultar em autuações criminais.

Eliane também mencionou a utilização de um “violentômetro”, que ajuda a identificar comportamentos que devem receber atenção e situações em que a vida das mulheres está em risco. A intenção é garantir que os foliões estejam cada vez mais conscientes e informados sobre os cuidados necessários durante as festividades.

O Disque-Denúncia se consolidou como uma importante ferramenta de informações, servindo como elo entre a Segurança Pública e a população. A população pode denunciar crimes como homicídios, tráfico de drogas, roubos, ou a localização de pessoas foragidas ou procuradas pela Justiça, através do número 181. As ligações são anônimas e gratuitas, e as informações também podem ser repassadas pelo site https://disquedenuncia.seguranca.al.gov.br.

Dessa forma, as ações preventivas durante as prévias carnavalescas de Maceió demonstraram o compromisso das autoridades de segurança em promover um carnaval seguro e consciente, contando com a participação ativa da população para coibir práticas criminosas. A conscientização, a divulgação do canal de denúncia e o diálogo com os foliões foram estratégias essenciais para garantir a segurança e integridade durante as festas de carnaval.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo