Posto de coleta laboratorial é interditado por irregularidades sanitárias e alto risco à população, em Maceió. Vigilância Sanitária atua.

Nesta terça-feira (6), a Vigilância Sanitária de Maceió interditou um posto de coleta laboratorial no Conjunto Graciliano Ramos devido a diversas irregularidades, apresentando um alto risco à saúde da população. Entre as não conformidades encontradas estavam a ausência de alvará sanitário e de responsável técnico, uso de CNPJ de outro município, transporte irregular de material biológico, funcionamento em local inadequado e realização de requisições de exames por profissionais não habilitados.

De acordo com Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, a situação era ainda mais alarmante pelo fato de que os resíduos de saúde estavam sendo transportados juntamente com as amostras de material biológico, representando um grave risco à saúde pública.

Após a interdição, o estabelecimento foi autuado e estará sujeito a um processo administrativo, no qual a penalidade pode variar de uma multa no valor de R$180,00 a R$ 38 mil. Além disso, terá um prazo de 30 dias para seguir as exigências da Vigilância Sanitária e regularizar a situação.

A população foi informada sobre como proceder em casos de estabelecimentos irregulares, com a opção de denunciar à Vigilância Sanitária através do Whatsapp (82) 8752-2000, com o envio de mensagens de texto, fotos e vídeos. As denúncias também podem ser feitas pelo telefone 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Todos os registros são anônimos para garantir o sigilo do denunciante, sendo necessário fornecer informações detalhadas sobre o estabelecimento denunciado.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió também está disponível para atender a população e receber denúncias relacionadas à Vigilância Sanitária, localizada na Rua Dias Cabral, 569 – Centro, CEP 57020-250, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h, pelo telefone 82 3312-5400.

Fica o alerta para que a população fique atenta e denuncie irregularidades sanitárias, contribuindo para a preservação da saúde pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo