Desafios da mobilidade urbana nos Municípios durante o carnaval: boas práticas e medidas para garantir a segurança e a eficiência

Com a proximidade do carnaval, uma das celebrações mais esperadas pelos brasileiros no ano, os Municípios enfrentam grandes adversidades relacionadas à mobilidade urbana. À medida que as ruas se enchem de foliões animados, os gestores se deparam com a complexa missão de assegurar que a festa ocorra com segurança, sendo um dos pilares a eficiência no transporte público, privado e no próprio trânsito.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o planejamento pela prefeitura para celebrar a festa popular é desafiador. Como forma de contribuir com ações que foram eficazes em algumas cidades do país, a entidade lista boas práticas de Municípios no carnaval que podem servir de referência para outras administrações locais em questões como o respeito aos foliões, coordenação dos serviços de transporte e a implementação de medidas para evitar congestionamentos e acidentes.

Uma das boas práticas está sendo implementada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís, no Maranhão. A operação especial no carnaval inclui ações de fiscalização do trânsito, controle de transporte público e monitoramento das vias. Os agentes de trânsito estarão atentos para garantir que as ruas estejam livres de congestionamentos e que os meios de transporte funcionem de maneira eficiente.

Pensando em ações educativas, a prefeitura de São José dos Campos (SP) está desenvolvendo iniciativas desde o pré-carnaval, com blitz de fiscalização e orientações sobre a Lei Seca. A proposta pretende conscientizar os condutores de que álcool e direção não combinam. Além disso, o Município colocou em exposição uma cabine Instagramável como parte da campanha denominada Trânsito de Respeito. O espaço permite que as pessoas tirem fotos como se estivessem inseridas na imagem, destacando a importância de ser um motorista de respeito.

Já a prefeitura de Divinópolis (MG) destaca a importância de garantir a segurança viária para todos os foliões e cidadãos. Para isso, tem atuado de forma proativa no reforço dos cuidados no trânsito durante o carnaval. O Município está promovendo ações educativas para a população, como o alerta ao consumo de álcool e a direção.

A CNM promoveu um levantamento em que reforça a necessidade de aumentar a conscientização sobre a responsabilidade no trânsito, principalmente em épocas festivas e feriados prolongados. Um dos recortes feito no estudo produzido pela entidade indica que entre 2018 e 2023 ocorreram 1.048.575 acidentes. Outro dado divulgado no material da Confederação aponta que os sinistros de trânsito geram custo anual de R$ 50 bilhões no Brasil.

Informações divulgadas na Operação de Carnaval da Polícia Rodoviária Federal do ano passado destacam que foram 1.085 acidentes com 73 mortes. A Confederação reitera que o carnaval é um momento para festejar e celebrar a vida, e durante esse período nada é mais valioso do que a colaboração entre a população e as autoridades para promover a segurança de todos os envolvidos no trânsito e garantir a mobilidade eficiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo