Detran participa de pesquisa nacional para qualificar mototaxistas e motofretistas em Alagoas, único estado do Nordeste na ação

Detran participa de pesquisa nacional sobre o dia a dia de mototaxistas e motofretistas

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas está participando de uma pesquisa nacional promovida pelo SEST SENAT em parceria com diversos órgãos de trânsito, com o objetivo de pensar em ações que evitem sinistros de trânsito e tragam mais qualificação para mototaxistas e motofretistas.

Essa ação está reunindo representantes de várias entidades, e Alagoas é o único estado do Nordeste que está contribuindo para essa iniciativa. A pesquisa já passou pelas regiões do Sul e Sudeste, contemplando São Paulo e Rio Grande do Sul.

O intuito da pesquisa é conseguir identificar as reais necessidades para o desenvolvimento de uma nova matriz curricular, visando principalmente a segurança viária e a qualidade de vida desses profissionais. A chefe de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Edira Soares, ressaltou a importância de ouvir e conhecer mais sobre o dia a dia desses profissionais para planejar cursos de qualificação e ações preventivas de sinistros de trânsito.

Além do Detran, também estiveram presentes representantes do Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário (BPRV), Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), representantes da rede de concessionárias Honda e da Associação de Mototaxistas e Motofretistas de Alagoas.

A pesquisa também foi realizada com os órgãos de trânsito, mototaxistas e motofretistas do município de Arapiraca e região, com o apoio das SMTTs de Arapiraca e São Sebastião.

Essa iniciativa está sendo considerada como um momento ímpar para contribuir mais efetivamente com o fortalecimento da profissão de mototaxistas e motofretistas, e os resultados da pesquisa vão impactar diretamente na criação de ações e políticas públicas para qualificação e segurança no trânsito.

Portanto, o envolvimento do Detran de Alagoas nessa pesquisa nacional evidencia o compromisso do órgão em buscar soluções para garantir a segurança e a qualidade de vida dos profissionais que atuam nesse segmento do transporte. Espera-se que os resultados desse estudo possam contribuir significativamente para aprimorar as condições de trabalho e a segurança viária dos mototaxistas e motofretistas não apenas em Alagoas, mas em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo