Ícone do site Pauta Capital

Fazenda de Alagoas orienta como regularizar dívidas antigas de IPVA e evita acréscimos legais de multa e juros

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) divulgou informações importantes para os proprietários de veículos que precisam regularizar os débitos de anos anteriores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

De acordo com a Sefaz-AL, para emitir o boleto e regularizar os débitos, os proprietários devem acessar o site ipvaonline.sefaz.al.gov.br. Lá, será possível encontrar a opção “Ano anterior – parcelados sem descontos” nas opções de emissão. Em seguida, é necessário informar o Renavam e a placa do veículo.

Após verificar o débito, o pagamento atrasado pode ser feito tanto pela solicitação da emissão de guia de pagamento on-line no site do IPVA, em até 6 vezes, com valor mínimo da parcela de R$ 50,00. Além disso, o pagamento pode ser efetuado diretamente nos bancos credenciados, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, BRB, Sicredi e Bancoob.

Eugênio Barros, chefe do IPVA, ressaltou a importância do pagamento em dia, destacando que o IPVA e outros impostos financiam serviços públicos essenciais, como saúde, educação, segurança, vias públicas e programas sociais realizados pelo Estado. Barros alertou ainda que, de acordo com a Lei 6.555/2004, o proprietário que não paga no prazo sofre a incidência dos acréscimos legais devido à multa e juros.

A regularização dos débitos do IPVA é fundamental para garantir o funcionamento adequado dos serviços públicos e programas sociais oferecidos à população. Portanto, os proprietários de veículos devem se atentar aos prazos e formas de pagamento estabelecidas pela Sefaz-AL para evitar complicações futuras.

Dessa forma, a Sefaz-AL reforça a importância de manter o pagamento do IPVA em dia, contribuindo para o bom funcionamento dos serviços públicos e o cumprimento das obrigações fiscais. Para mais detalhes e informações sobre a regularização de débitos do IPVA, os proprietários podem acessar o site oficial da Sefaz-AL.

Sair da versão mobile