Integrantes da SSP conhecem modelo de sucesso no combate a roubos e furtos de celulares no Piauí visando replicá-lo em Alagoas

Integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas visitaram o Piauí com o objetivo de conhecer o modelo de combate aos furtos e roubos de celulares que tem obtido sucesso na redução desses tipos de crimes. A visita técnica, realizada em 07 de fevereiro de 2024, faz parte de uma fase da Operação Interditados, desencadeada pela Superintendência de Operações Integradas da Segurança Pública do Piauí.

O projeto desenvolvido pelo estado nordestino tem ajudado na redução dos crimes envolvendo celulares e tem servido de exemplo para todo o país. Os integrantes da SSP de Alagoas participaram da visita técnica realizada pela Chefia Especial de Inteligência da SSP/AL para conhecer ainda mais o modelo desenvolvido pela SSP do Piauí.

De acordo com informações da SSP do Piauí, desde o início do enfrentamento usando a estratégia, houve uma redução de 40% no número de roubo e furtos de aparelhos celulares na capital Teresina e 31% em todo o estado. O superintendente de Operações Integradas da SSP/PI, delegado Matheus Zanatta, destacou que a política pública de enfrentamento ao roubo de celulares é um projeto pioneiro no Brasil e se tornou uma das principais políticas públicas da SSP.

O programa de enfrentamento conta com três eixos de atuação: blitze para verificar o número de identificação dos aparelhos, intimações em massa via WhatsApp e operações Interditados que têm como alvo lojas físicas ou virtuais que fazem a receptação de telefones roubados. O chefe Especial de Inteligência da SSP de Alagoas, tenente-coronel Raumário Jerônimo, elogiou o programa e destacou a importância da colaboração da população nesse combate ao crime.

Além disso, o texto menciona o Alerta Celular, uma ferramenta desenvolvida pela SSP de Alagoas que permite que aparelhos roubados possam ser devolvidos mais rapidamente aos seus donos. O site concentra informações pessoais e do aparelho e é totalmente seguro. O cadastro no Alerta Celular pode ser feito no endereço eletrônico.

A visita técnica teve como objetivo ampliar o trabalho de enfrentamento aos furtos e roubos de celulares em Alagoas seguindo o modelo bem-sucedido do Piauí. Os integrantes da SSP de Alagoas elogiaram as práticas do projeto e afirmaram que pretendem aplicá-las no estado com o objetivo de reduzir ainda mais a criminalidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo