Chuva intensa causa alagamentos e transtornos em diversos pontos do Distrito Federal na noite de sexta-feira

Na noite desta sexta-feira (9), uma forte chuva atingiu o Distrito Federal, causando grandes alagamentos em vários pontos da região. No centro de Brasília, na Asa Norte, pistas ficaram completamente submersas, interrompendo o trânsito e causando transtornos para os motoristas. Além disso, os viadutos de acesso às quadras 209/210 e 109/110 também foram totalmente cobertos pela água, dificultando a locomoção dos moradores.

A situação se estendeu para avenidas importantes da cidade, como a W3, onde o alagamento do asfalto interrompeu completamente a circulação de veículos, levando a necessidade de desvios no trânsito. Além disso, a região administrativa de São Sebastião também foi atingida por uma enchente, e os moradores relataram quedas de energia, que foram prontamente atendidas pela distribuidora Neoenergia, que informou sobre a “interrupção pontual” de energia e o trabalho de equipes para restabelecer o serviço.

Um dos locais mais afetados pela chuva foi o campus principal da Universidade de Brasília (UnB), onde um vídeo postado pelo deputado distrital Max Maciel (PSOL-DF) mostrou uma verdadeira correnteza arrastando portas e móveis pelos corredores, transformando o local em um verdadeiro rio. A reitoria da UnB também informou sobre os danos causados pela chuva, com o Instituto de Física sendo a área mais afetada, e a reitora Márcia Abrahão visitando pessoalmente o local para verificar a situação.

A chuva começou por volta das 18h, de acordo com relatos, e foi intensa por mais de uma hora, ocasionando uma série de transtornos e prejuízos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia publicado um alerta de tempestade para o DF pela manhã, destacando a possibilidade de ventos intensos, chuvas de até 100 milímetros e riscos de corte de energia, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Apesar disso, a reportagem procurou a Defesa Civil e o Governo do Distrito Federal (GDF) para obter um balanço da situação e ainda aguarda um retorno. A situação gerou repercussão nas redes sociais, com vídeos e relatos dos transtornos causados pela chuva circulando amplamente. A população aguarda ações efetivas para lidar com os impactos da chuva e evitar novos transtornos no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo