Ícone do site Pauta Capital

Brasil fica de fora dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 após derrota para a Argentina no Pré-Olímpico masculino de futebol.

O futebol masculino brasileiro sofre um revés histórico ao ficar de fora da próxima edição dos Jogos Olímpicos, que serão disputados em Paris (França), em 2024. A ausência do Brasil, atual bicampeão na modalidade (na Rio 2016 e em Tóquio 2020), foi confirmada na noite deste domingo (11), após uma derrota de 1 a 0 para a Argentina no estádio Brígido Iriarte, em Caracas (Venezuela), em partida válida pela última rodada do quadrangular final.

Com o Pré-Olímpico oferecendo apenas duas vagas para os Jogos de Paris, o Brasil permaneceu sem possibilidades de garantir a classificação após ser superado pelos argentinos. A equipe canarinho ficou na 3ª posição, com apenas 3 pontos, deixando a Argentina na liderança com 5 pontos, confirmando a sua classificação para Paris. Resta ainda a disputa da partida entre o 2º colocado Paraguai (com 4 pontos) e a lanterna Venezuela (com 1 ponto) para finalizar a classificação.

Esta é a primeira vez nos últimos 20 anos que o Brasil fica fora de uma edição dos Jogos Olímpicos, após a ausência em Atenas em 2004. A vitória da Argentina neste domingo foi garantida graças a um gol de cabeça de Gondou, marcado aos 32 minutos do segundo tempo após um cruzamento do lateral Barco.

A derrota traz repercussões significativas para o futebol brasileiro, que agora terá que lidar com a ausência em uma das principais competições esportivas do mundo. A seleção, que vinha conquistando títulos e mantendo uma presença consolidada nos Jogos Olímpicos, terá que lidar com as consequências dessa inesperada eliminação.

A partir de agora, a equipe e a comissão técnica terão que repensar estratégias e se reorganizar visando as próximas competições, buscando garantir a retomada do protagonismo no cenário esportivo internacional. A ausência do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris chama a atenção e acende um alerta para a necessidade de renovação e melhoria no desempenho da seleção brasileira de futebol masculino.

Sair da versão mobile