Família brasileira de Gaza é acolhida em abrigo em São Paulo após repatriação do governo

Na noite do último sábado (10), uma família de brasileiros que estava na Faixa de Gaza, na Palestina, chegou em voo comercial no Aeroporto Internacional de Guarulhos, vindo do Cairo, capital do Egito. A mulher de 30 anos de idade e seus filhos de 4 anos, 2 anos e um bebê nascido em 24 de dezembro do ano passado foram recebidos por uma equipe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que coordena o abrigo dos migrantes oriundos de Gaza, da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), da ONU Migração (OIM) e um tradutor.

Segundo informações do MDS, a família está bem de saúde, mas passará por atendimento médico para avaliação das condições clínicas e de vacinação. Após o carnaval, todos seguirão para acolhimento em Belo Horizonte, onde poderão recomeçar suas vidas em um ambiente mais estável e seguro.

Essa não é a primeira operação do governo brasileiro para repatriação específica de nacionais que estavam no lado palestino do conflito com Israel. Conforme noticiado, já foram resgatados 149 brasileiros e parentes próximos – 117 que estavam em Gaza, como a família, e 32 que estavam na Cisjordânia.

É importante ressaltar a importância da atuação do governo brasileiro e de órgãos internacionais no resgate e acolhimento desses brasileiros que estavam em situação de vulnerabilidade devido ao conflito na região. A ação demonstra o compromisso do Brasil e da comunidade internacional com a proteção e o amparo aos refugiados e migrantes em todo o mundo.

A acolhida dessa família representa a oportunidade de recomeço e segurança, longe do conflito que assola a região. Espera-se que essas iniciativas continuem a ser realizadas, garantindo o amparo necessário a todos que buscam proteção e uma nova chance em meio a crises humanitárias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo