Rede estadual retoma as aulas nesta quinta-feira com fortalecimento do Cartão Escola 10 e novidades para os estudantes

Preparativos para o retorno das aulas da rede estadual de ensino de Alagoas já estão em pleno vapor. Com a expectativa de receber mais de 156 mil estudantes matriculados, a retomada do ano letivo pós-carnaval traz consigo uma série de novidades e benefícios para os alunos, incluindo o fortalecimento do Cartão Escola 10 e oportunidades de intercâmbio internacional.

O Cartão Escola 10, por exemplo, entra no ano de 2024 ainda mais robusto. Além do benefício estadual, os estudantes da rede estadual de Alagoas também contarão com o incentivo do programa Pé de Meia do Governo Federal, que contemplará alunos do ensino médio público brasileiro com até R$ 3000/ano até a conclusão de seus estudos. Somados os valores dos dois programas, os estudantes da rede estadual poderão receber benefícios de até R$ 4.500/ano.

Uma das grandes novidades é a oferta inédita de um intercâmbio internacional por meio do Programa “Daqui pro Mundo”. Pela primeira vez, 50 estudantes da rede estadual de Alagoas participarão de um intercâmbio na Inglaterra, onde poderão fazer uma imersão em língua inglesa e conhecer uma cultura diferente, tudo bancado pelo Governo de Alagoas, que arcará com todos os custos da viagem.

Além disso, a rede estadual de ensino terá uma oferta de mais de 16 mil vagas em cursos de Educação Profissional para turmas de ensino médio e mulheres em vulnerabilidade social. A oferta contempla os cursos de programas do Governo Federal, parcerias com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Sistema S e Secretaria de Ciência e Tecnologia (Oxetech/Google).

Outro destaque é o incremento do ensino integral na rede estadual. O ensino integral contará com mais dez escolas, totalizando 126 unidades de ensino nesta modalidade. O programa de Escola em Tempo Integral do Governo Federal pactuou 4.890 novas vagas no ensino integral.

Portanto, a retomada das aulas na rede estadual de Alagoas traz consigo uma série de benefícios e oportunidades para os estudantes, refletindo o compromisso do Governo em fortalecer a educação pública e garantir a melhoria do ensino e da aprendizagem. O ano letivo de 2024 promete ser marcado por inovação e ampliação de oportunidades para os alunos da rede estadual de ensino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo