Ciclista que pedala 64 km diários aguarda ansioso ciclovia na Avenida Durval de Góes Monteiro para ganhar mais segurança

As ciclovias na cidade de Maceió estão ganhando destaque com a entrega de novos trechos que visam garantir mais segurança e mobilidade para os ciclistas. Um dos beneficiados com essa melhoria é Marcial José da Silva, de 56 anos, que percorre diariamente um trajeto de 64 km pedalando, saindo do conjunto Colina dos Eucalipto, na Santa Amélia, até o Polo Cloroquímico, em Marechal Deodoro. O ciclista escolheu a bicicleta como forma de transporte para o seu trabalho, ao mesmo tempo em que contribui para a redução da poluição e promoção de um estilo de vida mais saudável.

A nova ciclovia na Avenida Durval de Góes Monteiro, com extensão de 2,1 km, surge como uma importante conquista para Marcial e outros ciclistas da região. As obras já alcançaram 84% de concretagem finalizada, trazendo expectativas positivas para a comunidade que trafega diariamente por esse caminho. Marcial destaca a importância de ter uma estrutura dedicada para a circulação de bicicletas, proporcionando mais segurança e tranquilidade para os usuários.

A ciclovia se estende entre a Facima e a entrada do bairro Petrópolis, conectando-se com outra ciclovia na Avenida Fernandes Lima, inaugurada em abril de 2023. Com isso, os ciclistas poderão desfrutar de um trecho ininterrupto de mais de 7 km destinado exclusivamente para eles. Marcial, que já utiliza a ciclovia da Fernandes Lima em parte do seu percurso, enxerga na bicicleta uma forma de manter a saúde em dia, reduzir estresse no trânsito, economizar combustível e desfrutar da natureza ao longo do caminho.

O secretário de Infraestrutura de Maceió, Lívio Lima, ressalta a importância das ciclovias na capital, especialmente por se tratar de duas das avenidas mais relevantes da região. As obras nas ciclovias incluem pontos de concreto e proteções de madeira para garantir a segurança dos usuários, além de sinalização completa. A ciclovia da Durval de Góes Monteiro também passa por uma recuperação da drenagem existente abaixo da ciclovia e conta com um projeto paisagístico que preserva as árvores do canteiro central da via.

Além da ciclovia, a Avenida Durval de Góes Monteiro ainda passa por outras melhorias, incluindo ampliação com mais duas faixas de rolamento, pavimentação asfáltica, implantação de drenagem, nova iluminação pública, sistema de eletricidade e calçadas padronizadas com acessibilidade. Todo esse conjunto de medidas visa proporcionar uma mobilidade urbana mais segura e eficiente para os usuários, tornando a cidade de Maceió um local mais amigável para ciclistas e pedestres. A expectativa é que a obra traga benefícios significativos para comunidade, facilitando o deslocamento e promovendo um ambiente mais saudável e sustentável para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo