Sucesso da Portela com enredo baseado em “Um Defeito de Cor” impulsiona vendas e chega à 30ª edição.

O desfile da Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, que teve como enredo o livro “Um Defeito de Cor”, de Ana Maria Gonçalves, teve um impacto significativo nas vendas da obra. O livro está indo para sua 30ª edição, incluindo a edição especial lançada em 2022.

A presidente do Grupo Editorial Record, Sonia Machado Jardim, comentou sobre a interessante interação entre duas manifestações culturais distintas, a literatura e o desfile de uma escola de samba. Ela destacou que o enredo da Portela proporcionou um encontro único entre o livro e o ambiente vibrante e colorido do desfile de carnaval. Sonia também ressaltou que é comum ver homenagens a autores e personagens de livros nas escolas de samba, citando o exemplo da Grande Rio, que baseou seu enredo na obra de Alberto Mussa.

A editora-executiva responsável pelo livro, Livia Vianna, mencionou que desde 2017, o título “Um Defeito de Cor” tem crescido, acompanhando a mobilização crescente do país em relação às questões raciais e à busca por uma história não oficial do Brasil colonizado. Ela também destacou a aproximação da autora Ana Maria Gonçalves com a Portela, incluindo um evento de autógrafos na quadra da escola, onde o livro esgotou.

No entanto, a autora Ana Maria Gonçalves não foi encontrada para comentar o impulso que o enredo da Portela deu às vendas de seu livro.

O enredo da Portela baseado no livro “Um Defeito de Cor” teve um impacto notável na divulgação e nas vendas da obra, levando-a à sua 30ª edição e demonstrando a importância e relevância da literatura na cultura brasileira. A interação entre a literatura e o carnaval, duas expressões culturais distintas, mostrou como essas manifestações podem se complementar e se enriquecer mutuamente. A escola de samba Portela e a autora Ana Maria Gonçalves estabeleceram uma relação próspera e positiva, resultando em um impulso significativo para a obra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo