Desfile da Beija-Flor de Nilópolis impulsiona Economia Criativa e celebra o Artesanato de Maceió na Sapucaí

A presença marcante do artesanato alagoano no desfile da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, que ocorreu na Sapucaí, durante as festividades do carnaval, foi uma bela manifestação cultural que emocionou os espectadores e ganhou destaque ao longo do evento. O carro alegórico que levou a padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres, impressionou a todos com quase 200 metros de renda filé, 450 delicadas bonecas de pano e uma profusão de fitas e fuxicos.

A iniciativa foi capitaneada pela Prefeitura de Maceió, com o apoio da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte), e não só celebrou a rica cultura alagoana, mas também impulsionou o reconhecimento e a valorização dos artesãos da região Nordeste, em particular a capital alagoana. As bonecas, que antes adornavam as prateleiras das lojas locais, ganharam destaque ao participarem de um dos maiores espetáculos do mundo, tornando-se símbolos vivos da criatividade dos artesãos maceioenses.

Ao serem utilizadas na barra do carro alegórico, as bonecas não apenas enfeitaram o desfile, mas também carregaram consigo uma carga simbólica, representando os folguedos e o rico artesanato de Maceió. A escolha em incorporar elementos como a renda filé, fitas e fuxicos contribuiu para ressaltar a diversidade e a tradição artesanal da região, evidenciando a riqueza cultural que permeia cada peça produzida pelos artesãos locais.

Além disso, a presença marcante do artesanato no desfile da Beija-Flor não se limitou apenas à representação estética, mas também teve um impacto econômico-cultural significativo. Ao levar o artesanato local para um evento visto em quase todo o Planeta, os artesãos conseguiram ampliar sua visibilidade e impulsionar suas vendas, fortalecendo a economia criativa da região.

O secretário de Cultura e Economia Criativa de Maceió, Dr. Cleber Costa, ressaltou que o desfile não foi apenas um espetáculo visual, mas também um testemunho do poder transformador do artesanato, capaz de unir tradição, identidade cultural e desenvolvimento socioeconômico. Segundo ele, o artesanato local apresentado no desfile da Beija-Flor celebrou a história e a cultura de Maceió, ao mesmo tempo que deixou claro que o futuro da economia criativa da região é promissor e vibrante.

Dessa forma, a presença do artesanato alagoano no desfile da Beija-Flor não apenas encantou os espectadores, mas também colocou em destaque a riqueza cultural, a identidade e a tradição artesanal da região, promovendo o reconhecimento e valorização dos artesãos locais enquanto impulsiona a economia criativa de Maceió.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo