Lula prossegue seu giro na África para fortalecer a relação do Brasil com o continente em visita à Etiópia.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está em Adis Abeba, capital da Etiópia, como parte de sua visita oficial à África. Após uma estadia de dois dias no Egito, o líder brasileiro prossegue sua viagem pelo continente africano, buscando fortalecer as relações do Brasil com os países africanos.

Lula chegou à cidade na noite de quinta-feira (15) e está programado para permanecer até domingo (18). Sua principal missão é ampliar parcerias por meio de uma agenda comum pró-Sul Global, visto que a maioria dos países em desenvolvimento está localizada no Hemisfério Sul.

Durante sua estadia em Adis Abeba, Lula participará de uma série de eventos estratégicos, incluindo a cúpula da União Africana, onde representantes de cerca de 50 estados africanos estarão presentes. Além disso, o presidente brasileiro participará de um evento sobre financiamento climático para a agricultura e segurança alimentar, cujo objetivo é abordar formas de aprimorar a resiliência climática e adaptação nos sistemas agrícolas e alimentares na África.

A agenda de Lula na Etiópia inclui a participação em eventos de Estado, como a cerimônia de oferenda floral em homenagem aos heróis caídos na Batalha de Adwa, encontros bilaterais com autoridades africanas, e uma visita ao Museu Memorial de Adwa. Além disso, o presidente participará de uma cerimônia de plantio de mudas de café, destacando a importância histórica da Etiópia como berço da cultura do café.

A relação entre o Brasil e a Etiópia é marcada por programas de cooperação bilateral em áreas como manejo de solos ácidos, produção de algodão e alimentação escolar. O intercâmbio comercial bilateral em 2023 somou US$ 23,8 milhões, mas o Brasil avalia que ainda há amplo potencial de crescimento nesses fluxos.

Além disso, o Brasil busca fortalecer sua política externa para a África, retomada no ano passado, e visa estabelecer uma maior presença no continente. A participação de Lula na cúpula da União Africana é vista como um sinal de prestígio e está alinhada com o relançamento da política externa brasileira para a África.

Após sua estadia na Etiópia, Lula retornará ao Brasil, concluindo sua visita oficial, que tem como objetivo fortalecer as relações do Brasil com os países africanos e promover parcerias estratégicas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo