Com a proximidade da quadra chuvosa, Sesau alerta para atualização do calendário vacinal contra a Covid-19.

Com a proximidade da quadra chuvosa em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está orientando a população sobre a necessidade de atualizar o calendário vacinal contra a Covid-19. A medida é uma precaução para o possível aumento dos casos de doenças respiratórias, como a causada pelo novo coronavírus, durante o período de chuvas que historicamente ocorre entre abril e agosto.

De acordo com especialistas, as doenças respiratórias costumam aumentar durante a quadra chuvosa, tornando a vacinação contra a Covid-19 ainda mais importante para prevenir a propagação da doença. A recomendação é que o esquema vacinal seja completado antes do início das chuvas, a fim de garantir a proteção contra o vírus.

A Sesau destaca que a vacinação é essencial para todas as faixas etárias, com as doses disponíveis nos 102 municípios alagoanos. A enfermeira Amélia Albuquerque, da área técnica de normatizações do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, ressalta que as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde são eficazes contra as variantes do vírus presentes no país, prevenindo casos graves, hospitalizações e mortes.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta a importância de conclui a imunização antes do início das chuvas, destacando que as vacinas levam ao menos 15 dias para produzir a proteção necessária contra a Covid-19. A conscientização da população é fundamental para evitar agravamentos e aumento de casos durante o período chuvoso.

Dados do Boletim Epidemiológico de monitoramento da Covid-19 em Alagoas revelam que desde o início da pandemia, em 2020, 7.331 pacientes faleceram em decorrência da doença, com 346.421 casos confirmados. A cobertura vacinal mostra que 8,8% das pessoas completaram as quatro doses, 39,9% receberam três doses e 78,5% tomaram duas doses.

Diante do prognóstico de aumento de doenças respiratórias durante a quadra chuvosa, a orientação da Sesau é clara: atualize o calendário vacinal contra a Covid-19 antes do início das chuvas, contribuindo para a proteção e prevenção da propagação do vírus. Esteja atento às recomendações e busque orientações junto à Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade para mais informações sobre a vacinação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo