Parceria entre Seprev e Sedics fortalece cooperativismo para inclusão social em Alagoas.

Secretarias de Estado se unem para fortalecer o cooperativismo como fonte para inclusão social

Na tarde desta sexta-feira (16/02), representantes das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e da Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) se reuniram para discutir estratégias de fortalecimento do cooperativismo como forma de impulsionar a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade em Alagoas.

A iniciativa visa aproveitar o crescimento do cooperativismo no Brasil, que tem se expandido tanto em termos de instituições como em diversificação de serviços. A parceria entre as secretarias busca promover uma forma de negócio que, para além do aspecto econômico, represente também uma filosofia de vida, onde a cooperação e o fortalecimento mútuo sejam princípios fundamentais.

Durante a reunião, estiverem presentes o secretário executivo de Cooperativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, os titulares das duas pastas, André Moita (Seprev) e Alice Beltrão (Sedics), e os superintendentes de Medidas Socioeducativas, Otávio Rêgo, e de Contratos e Convênios da Seprev, Mônica Maurício.

Segundo Adalberon Sá Junior, as cooperativas têm sido estruturadas para oferecer um serviço cada vez mais profissional às empresas, com o objetivo de aumentar os ganhos dos seus membros e servir como instrumento de inclusão social. Ele destacou que, a partir deste modelo, é possível organizar grupos de profissionais para gerar mais emprego e renda, contribuindo para a diminuição da desigualdade social.

Já o secretário da Seprev, André Moita, ressaltou que a parceria pode ampliar as ações de ressocialização e reinserção social dos egressos do Sistema Socioeducativo e dos dependentes químicos acolhidos pela Rede Acolhe. Ele enfatizou que o fortalecimento do cooperativismo pode garantir mais renda para estes jovens e afastá-los do ambiente de vulnerabilidade à violência.

Além disso, Moita lembrou que o Governo de Alagoas realiza cursos de capacitação profissionalizantes gratuitos para esse público, e a ideia é criar uma disciplina especial voltada para o cooperativismo. Ele salientou que, ao final da formação, os participantes podem se juntar em alguma cooperativa já existente ou criar uma própria, contribuindo para fortalecer seus próprios negócios.

A titular da Sedics, Alice Beltrão, destacou que Alagoas é o único estado da Federação a possuir uma secretaria exclusiva para tratar sobre o tema do cooperativismo. Ela ressaltou o olhar diferenciado do governador Paulo Dantas para essa questão, afirmando que a parceria entre as secretarias busca oferecer esperança e um novo futuro para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Por meio dessa parceria, as secretarias esperam promover a inclusão social, a geração de renda e o fortalecimento dos laços comunitários, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo