Alunos de escolas estaduais de Maceió representarão Alagoas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP

Alunos de duas escolas estaduais de Maceió terão a oportunidade de participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (Febrace-USP), que acontecerá de 18 a 22 de março em São Paulo. As escolas selecionadas para representar Alagoas na feira são a Escola Estadual Theotônio Vilela Brandão e a Escola Estadual Benedita de Castro Lima. As escolas foram escolhidas entre 500 projetos semifinalistas após serem avaliadas por uma comissão julgadora.

A Escola Estadual Theotônio Vilela Brandão apresentará o projeto Ecofloor, que consiste na produção de pias e pisos cerâmicos a partir da casca do sururu. Enquanto isso, a Benedita de Castro Lima exibirá o projeto sobre produção de papel à base de bagaço de cana de açúcar. Ambas as escolas foram elogiadas por seus projetos de pesquisa com visão sustentável, lidando com resíduos como o bagaço da cana e a casca do sururu.

O superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, Ricardo Lisboa, elogiou a participação das escolas na Febrace e informou que a secretaria irá bancar as passagens e diárias das duas equipes para São Paulo. Além das duas escolas estaduais, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Sesi também estarão representando o estado na feira.

A participação das escolas estaduais de Maceió na Febrace é uma oportunidade de valorização do esforço dos alunos e professores, além de demonstrar o potencial da educação pública no estado. Os projetos selecionados foram impulsionados pelo Pibic Jr. e pelo programa Professor Mentor, ambos programas de incentivo à iniciação científica em Alagoas.

Os alunos e professores das escolas selecionadas estão entusiasmados com a oportunidade de participar do evento. Eles destacaram a importância de apresentar seus projetos na Febrace e representar a rede de ensino estadual. Além disso, ressaltaram a importância da pesquisa na escola, que é valiosa tanto para os estudantes quanto para os professores e a escola como um todo.

Os participantes estão ansiosos para mostrar seus projetos, trocar experiências e aprender com os demais participantes da Febrace, que é considerada a maior feira de iniciação científica do país. Eles destacaram a importância de apresentar projetos sustentáveis na Febrace e expressaram a gratidão por terem chegado tão longe, apesar do esforço árduo. A participação na Febrace representa uma oportunidade única para esses alunos e professores, que esperam que essa seja apenas a primeira de várias conquistas futuras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo