Ícone do site Pauta Capital

Consultoria para identificar fontes de energia limpa em Alagoas é iniciada pelo governo estadual, visando atrair investimentos em tecnologias renováveis

Governo inicia levantamento para identificar fontes de energia limpa em Alagoas

O governo do estado de Alagoas deu início a um importante levantamento para identificar as possíveis fontes de energia limpa no estado. A consultoria vai avaliar cenários que possam atrair empresas interessadas em investir em energias renováveis, considerando alternativas como etanol e biomassa da cana.

A reunião que marcou o início desse processo aconteceu na sede da Secretaria da Fazenda e contou com a presença do governador Paulo Dantas, das secretárias Renata dos Santos (Fazenda) e Alice Beltrão (Ciência e Tecnologia), além do secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, que participou de forma remota.

A consultoria contratada para realizar esse trabalho é a Essenz Soluções, que tem como objetivo elaborar um relatório apontando os melhores caminhos para o estado de Alagoas no que se refere à produção de energia limpa. A empresa terá a missão de ouvir vários setores da economia alagoana e do meio acadêmico para identificar as principais vocações e atrativos do estado nessa área.

Alagoas já se destaca como produtor de energia renovável, principalmente devido à cultura da cana-de-açúcar, que viabiliza a produção de biomassa e etanol. No entanto, a consultoria aponta para um potencial ainda maior, considerando a possibilidade de aproveitar a energia eólica, solar e do chamado hidrogênio verde.

O governador Paulo Dantas ressaltou a importância desse estudo para atrair investidores, gerar empregos e oportunidades de renda no estado. Para tanto, é crucial que o governo tenha um diagnóstico preciso sobre a oferta de energia renovável e as possibilidades de atração de investimentos nesse setor.

Já o secretário Vitor Pereira destacou que os investimentos em energias renováveis em Alagoas devem passar por três pontos fundamentais: o aproveitamento da região de Delmiro Gouveia como polo produtor de energia limpa, a transformação da estrutura do estado para receber investimentos do setor e mudanças na Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Após a conclusão do relatório da Essenz Soluções, previsto para a segunda quinzena de abril, o governo promoverá um evento para apresentar as potenciais oportunidades de investimento em energias renováveis. Empresas nacionais e estrangeiras interessadas nessas áreas serão convidadas a participar.

Portanto, esse importante estudo realizado pelo governo de Alagoas coloca o estado no radar dos investidores de energias renováveis, abrindo possibilidades para um futuro mais sustentável e promissor na geração de energia limpa.

Sair da versão mobile