Programa Detran na Escola capacita profissionais para educar sobre práticas no trânsito visando crianças e adolescentes em Alagoas

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas deu início ao programa Detran na Escola nesta segunda-feira (19). O programa tem como objetivo capacitar profissionais para educar sobre práticas no trânsito e tem como público-alvo crianças e adolescentes de todo o estado.

A capacitação é fruto de uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio do Conexão Dnit. A iniciativa visa promover a educação para o trânsito de forma transversal na grade curricular para estudantes dos ensinos Médio e Fundamental de escolas públicas e particulares.

No evento de inauguração, 200 representantes de Superintendências Municipais de Trânsito (SMTTs), Secretarias Municipais de Educação e Gerências Regionais de Ensino estiveram presentes. A superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Sonály Bastos, enfatizou a importância da capacitação, que visa formar pessoas de 70 municípios, utilizando plataformas online e investindo na multidisciplinaridade para ampliar e multiplicar a educação para o trânsito.

A parceria firmada entre o Detran Alagoas e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes foi destacada pela diretora de Educação do Dnit, Paula Carnaúba, como uma primeira experiência em âmbito nacional. A intenção é levar uma abordagem sobre trânsito de forma transversal, inserindo o tema em disciplinas como matemática e português. A ideia é conscientizar os jovens e promover uma mudança de comportamento.

A capacitação contou com palestras ministradas por dois professores da Universidade Federal de Santa Catarina, Jorge Luiz Hermenegildo e Leia Mayer. Ambos abordaram a importância de inserir a educação para o trânsito no ambiente escolar e a necessidade de engajamento de professores e alunos nesse processo.

O programa Detran na Escola continuará com a capacitação nas regiões do Agreste, em Arapiraca, nesta terça-feira (20), e no Sertão alagoano, em Santana do Ipanema, na quarta-feira(21).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo