SAMU realiza curso de atualização para atendimento de vítimas em acidentes com carro, visando eficiência e segurança.

Na última terça-feira, 19 de fevereiro de 2024, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas promoveu um curso de atualização de conhecimentos sobre acidentes com automóveis. A capacitação teve como objetivo preparar médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas para atender vítimas em situações de emergência.

O curso, realizado no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu, teve duração de seis horas e contou com a participação de socorristas de diversas regiões, incluindo Maceió, São Miguel dos Campos, Viçosa e São Luiz do Quitunde. As aulas foram compostas por atividades teóricas e práticas, abordando temas como segurança de cena, manejo e retirada rápida de vítimas com o auxílio do Kendrick Extrication Device (KED) e atualização de protocolos de atendimento baseado no xabcde do trauma.

A enfermeira e instrutora do NEP, Tatiana Almeida, enfatizou a importância da segurança da cena do acidente como prioridade absoluta, visando preservar o bem-estar dos profissionais e evitar segundos acidentes. Além disso, a coordenadora geral do Samu de Maceió, a enfermeira Beatriz Santana, ressaltou a relevância da atualização periódica para garantir um atendimento eficaz e eficiente, proporcionando assim a possibilidade de salvar mais vidas.

Os participantes do curso tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, aprender novas técnicas de atendimento e revisar os novos protocolos, o que, segundo a técnica de enfermagem Wedja Viana, significa garantir um atendimento de qualidade e eficiência às vítimas.

Os instrutores do curso, incluindo médicos e enfermeiros especialistas do NEP, conduziram as atividades teóricas e práticas, que incluíram simulações de acidente de carro, execução da técnica em uso do KED, retirada rápida e avaliação primária da vítima.

Fica evidente a importância de iniciativas como essa, que visam garantir que os profissionais de saúde estejam preparados para lidar com situações de emergência de forma eficiente e capaz de salvar vidas. A experiência adquirida nesse tipo de treinamento é crucial para garantir a segurança e o bem-estar das vítimas, além de oferecer um atendimento de qualidade e eficiência por parte dos profissionais do Samu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo