Serviço Geológico do Brasil realiza mapeamento em 10 municípios brasileiros para prevenção de desastres naturais

Uma importante iniciativa está sendo promovida pelo Ministério de Minas e Energia (MME) por meio do Serviço Geológico do Brasil (SGB), empresa pública vinculada à pasta. Entre os dias 19 de fevereiro a 9 de março, pesquisadores do SGB visitarão diversos municípios brasileiros, localizados nos estados Alagoas, Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Santa Catarina, com o objetivo de realizar um mapeamento que subsidiará ações de monitoramento e alerta de desastres, planejamento urbano e gestão territorial.

De acordo com o Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vitor Saback, a atuação do SGB é fundamental para a prevenção de desastres e para a preservação de vidas, caso eles ocorram. Muitos municípios não têm condições de realizar esse mapeamento por conta própria, tornando a atuação do SGB ainda mais relevante.

Em Arapiraca, município de Alagoas, serão realizados estudos para elaboração de Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização. Essa carta traduz a capacidade dos terrenos para suportar os diferentes usos e práticas da engenharia e do urbanismo, com o mínimo de impacto possível e com o maior nível de segurança para a população. Já em outras cidades, serão feitos mapeamentos de áreas de risco, identificando setores com potencial de sofrer danos por eventos geo-hidrogeológicos, como deslizamentos e inundações.

Os municípios de Laguna e Sangão, em Santa Catarina, serão visitados por pesquisadores para elaboração de Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e de Inundações. Esses documentos auxiliam as prefeituras em ações de planejamento e gestão territorial e de prevenção de desastres naturais, indicando a possibilidade de ocorrência de movimentos gravitacionais de massa e processos hidrológicos.

Durante o trabalho, as equipes do SGB contarão com o apoio das prefeituras e defesas civis locais. Após a finalização dos estudos, os relatórios e mapas serão entregues aos gestores municipais e aos órgãos de defesa civil nas esferas municipal, estadual e federal. Essa é uma iniciativa de extrema importância para a prevenção e mitigação de desastres, promovendo a segurança e bem-estar da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo