Lula se reunirá com presidentes do Congresso para retomada de pauta prioritária do governo em encontro ainda nesta semana.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstra, mais uma vez, sua intenção de fortalecer os laços com o Legislativo. Isso porque, ainda nesta semana, o líder petista pretende se reunir com os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, como parte do processo de retomada dos trabalhos do Congresso Nacional e da pauta prioritária do governo no Legislativo.

De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a reunião com Arthur Lira está marcada para a quinta-feira (22). Em relação a Pacheco, ainda não há uma data definida para o encontro. Segundo Padilha, o objetivo do encontro é reforçar a agenda prioritária do governo e fortalecer o diálogo com as lideranças do Legislativo.

Vale ressaltar que, no início deste mês, Lula e Arthur Lira já estiveram juntos em outro encontro para discutir a relação entre os poderes, demonstrando a importância atribuída pelo presidente ao diálogo com os representantes do Congresso Nacional.

Além disso, nesta terça-feira (20), Lula se reuniu com ministros da área econômica, de articulação política e com líderes do governo no Congresso. Ao final do encontro, Alexandre Padilha destacou projetos que estão na agenda do Executivo, incluindo medidas relacionadas ao orçamento público, como a discussão sobre a reoneração da folha de pagamento, que também envolve a revogação do programa de ajuda a empresas de eventos e a limitação de compensações de créditos tributários.

A reoneração da folha será o tema central da conversa de Lula com Rodrigo Pacheco, que tem defendido uma solução negociada para a Medida Provisória enviada pelo governo. No fim de 2023, o Congresso prorrogou a isenção de impostos para empresas por mais quatro anos, mas o presidente Lula vetou a medida. Em seguida, o Congresso derrubou o veto presidencial, o que levou o governo a editar a MP com a reoneração.

Diante disso, o governo considera a possibilidade de enviar um projeto de lei em regime de urgência com o conteúdo da MP, como uma alternativa para garantir a aprovação das medidas o mais rápido possível.

Além da reoneração da folha, o ministro Alexandre Padilha citou outras pautas prioritárias do governo, como a regulamentação da reforma tributária, projetos sobre transição ecológica, estímulo ao crédito e a discussão sobre as diretrizes para a Política Nacional de Ensino Médio. Tais temas evidenciam a amplitude das questões a serem abordadas nesse período de diálogo entre o Executivo e o Legislativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo