Procon-RJ encontra variação de até 276,19% nos preços de exames para detecção da dengue em laboratórios do Rio de Janeiro

Os preços dos exames para detecção do vírus da dengue apresentaram variações expressivas, segundo pesquisa realizada pelo Procon-RJ. Em laboratórios da capital e região metropolitana do Rio de Janeiro, a variação máxima encontrada foi de 276,19%, enquanto a mínima foi de 42,17%. A ação realizada na última segunda-feira (19) e terça-feira teve como objetivo analisar a conduta dos laboratórios em relação aos preços praticados.

De acordo com o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, as informações levantadas pelos agentes serão minuciosamente analisadas. Caso sejam identificadas violações ao Código de Defesa do Consumidor, as empresas responsáveis serão multadas. Coelho destacou a preocupação do Procon-RJ com o aumento injustificado dos preços dos exames para detecção da dengue e afirmou que notificará os fornecedores e laboratórios caso sejam identificados aumentos excessivos.

Além da pesquisa realizada nos laboratórios, o Procon-RJ está conduzindo um estudo sobre os preços dos repelentes. Um dos objetivos é analisar as variações de preço desde dezembro de 2023 até o momento atual. Segundo o presidente do órgão, foram identificadas variações consideráveis nos preços dos produtos, com oscilações de até 66,11% em diferentes locais da zona norte do Rio.

Coelho ressaltou que a autarquia não tem a atribuição de tabelar os preços, mas pode atuar em situações excepcionais baseadas no Código de Defesa do Consumidor. Ele destacou a importância de não permitir aumentos injustificados em produtos essenciais, como os repelentes, para evitar lucros excessivos por parte dos fornecedores.

Nesse sentido, o Procon-RJ irá emitir notificações aos principais fornecedores, solicitando informações sobre os preços dos repelentes. Além disso, o órgão pretende realizar uma sondagem para auxiliar o consumidor a identificar os locais mais baratos e servir como base para a análise de possíveis aumentos abusivos de preços. Coelho reforçou que o Procon não admitirá condutas abusivas por parte dos fornecedores e agirá com rigor para proteger os consumidores. Os consumidores que desejarem fazer denúncias sobre preços abusivos podem entrar em contato por meio do Whatsapp (21) 98104-5445 ou do site do Procon-RJ.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo