A Secretária Municipal de Transportes do Rio, Maína Celidonio, explicou que a primeira fase da operação do TIG contemplará uma linha do VLT, cinco linhas de ônibus municipais e um serviço do BRT da Penha até o terminal. Além disso, a segunda fase, prevista para começar em 16 de março, incluirá mais cinco linhas de ônibus municipais que acessarão o TIG. Ao todo, o terminal atenderá a quase 50 bairros da cidade, representando um avanço significativo na integração do transporte público.
A expansão do TIG não para por aí. No dia 30 de março, está prevista a inclusão de mais duas linhas de VLT no terminal, além de espaço para outras linhas de ônibus que poderão ser criadas. Além disso, será o início da operação da Transbrasil, com o serviço parador vindo de Deodoro e parando em todas as estações até o TIG. Esse marco consolida a presença do BRT na cidade, que já conta com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.
A implementação do TIG e da Transbrasil representa um importante avanço na melhoria do transporte público no Rio de Janeiro, impactando positivamente a mobilidade urbana e otimizando o deslocamento dos cidadãos pela cidade. A integração entre diferentes modais, como BRT, VLT e ônibus municipais, contribui para a construção de um sistema de transporte mais eficiente e abrangente, atendendo às demandas e necessidades da população carioca.