Risco de deslizamento e inundações em São Sebastião, SP, alerta Cemaden

Nesta terça-feira (20), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um boletim indicando um alto risco de deslizamentos de terra, inundações e ocorrências hidrológicas em São Sebastião, município localizado no litoral norte de São Paulo. De acordo com a prefeitura, a região já registrou um acumulado de mais de 100 milímetros de chuva em apenas três horas.

Essas condições climáticas preocupam as autoridades locais, uma vez que, há um ano, 64 pessoas perderam suas vidas em decorrência de deslizamentos na Vila Sahy. Diante desse histórico trágico, a Defesa Civil estadual está alertando para a continuidade das chuvas intensas, raios e ventos nas próximas horas.

A tempestade tropical Akará, que se encontra em alto mar, na altura da Região Sul do Brasil, está influenciando o regime de chuvas no estado de São Paulo, principalmente na faixa litorânea. Por isso, a população de São Sebastião deve permanecer atenta, especialmente nas áreas mais vulneráveis.

A situação se agravou na tarde de hoje, quando a sirene para evacuação da Vila Sahy foi acionada, em decorrência das fortes chuvas. O equipamento foi instalado no final do ano passado, visando garantir a segurança da população diante de situações de risco. O pluviômetro na vila chegou a registrar 54 milímetros de chuva em apenas uma hora, ultrapassando o limite de 45 milímetros estabelecido pelo protocolo de acionamento da sirene.

Como medida de precaução, o plano de contingência municipal foi colocado em prática, e os moradores da Vila Sahy deixaram suas casas e se dirigiram a um ponto de encontro seguro. No entanto, com a diminuição da chuva, por volta das 18h15, puderam retornar para suas residências. Até o momento, não houve registro de ocorrências graves ou necessidade de remoção de famílias em decorrência das chuvas.

A prefeitura e as autoridades locais permanecem monitorando a situação de perto e orientando a população a seguir as recomendações de segurança. A prioridade é garantir a segurança e o bem-estar de todos diante das condições climáticas adversas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo