Taxa de desemprego em Maceió atinge menor índice dos últimos 12 anos, impulsionada pelo turismo e investimentos públicos.

O prefeito de Maceió, JHC, anunciou com satisfação a significativa redução da taxa de desemprego na capital alagoana, que agora detém o menor índice de desemprego em comparação com as demais capitais do Nordeste. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego em Maceió é de 8,4%, o menor registrado nos últimos 12 anos.

JHC atribuiu essa conquista aos investimentos realizados no setor de turismo, que possibilitaram uma alta temporada ao longo de todo o ano. Ele ressaltou a importância do turismo como um importante impulsionador da economia local, enfatizando que a capital alagoana é responsável por gerar 6 em cada 10 empregos em todo o estado de Alagoas.

“É a capital de todos os alagoanos colocando o Estado no topo. Vocês conhecem alguma indústria que gera um saldo de quase 40 mil novos empregos em três anos? É o setor de serviços que está ligado diretamente à indústria do turismo. Cada real deixado na cidade se espalha”, afirmou o prefeito.

Além disso, JHC destacou os significativos investimentos públicos realizados nos últimos anos, graças à eficiência na gestão das finanças públicas. Ele enfatizou que, em um período de três anos, a cidade de Maceió saiu do último lugar em investimentos públicos e agora é a primeira capital do Nordeste e a terceira do país, destinando quase 20% da sua receita corrente líquida para investimentos.

No que diz respeito ao turismo, a busca incessante por Maceió como principal destino turístico no Brasil tem impulsionado o trabalho promocional da Prefeitura. Em 2023, a rede hoteleira da cidade registrou um aumento notável de cerca de 20% no fluxo de visitantes, superando os números dos anos anteriores. Além disso, o turismo internacional cresceu em mais de 350%, com uma previsão de receber aproximadamente 1,5 milhão de turistas na capital alagoana, aumentando significativamente a taxa de ocupação hoteleira.

Durante a alta temporada, Maceió conquistou mais de 45 voos semanais, incluindo novas rotas internacionais, resultando em 140 mil desembarques, entre nacionais e internacionais. Isso representa um acréscimo de quase 27 mil passageiros em relação ao mesmo período de 2022.

Em suma, as notícias sobre a redução do desemprego e o crescimento do turismo em Maceió são definitivamente motivos de celebração para a cidade e para o estado de Alagoas como um todo. O trabalho árduo e os investimentos estratégicos parecem estar rendendo frutos positivos e promissores para o futuro da capital alagoana. Que esses esforços continuem a impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo