Grupo Técnico da Sesau discute medidas de prevenção para dengue e Covid-19 em Alagoas durante período sazonal

Na última quarta-feira (21), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu a 21ª reunião do Grupo Técnico Científico (GTC), com o objetivo de discutir as medidas a serem adotadas durante o período de sazonalidade do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de reforçar as precauções contra a Covid-19. O encontro, que ocorreu na sede da pasta, em Maceió, reuniu técnicos para analisar a situação da dengue e da Covid-19 em Alagoas.

Durante a reunião, o chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas, o infectologista Renee Oliveira, ressaltou a importância de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, mesmo com a redução de casos da doença em Alagoas no ano passado. Oliveira enfatizou que a sazonalidade é resultado da combinação de fatores climáticos, como o aumento da temperatura e a presença de chuvas, que criam condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Ele também alertou para a circulação de quatro sorotipos de dengue no Brasil, sendo o tipo 3 o mais grave. O aumento de casos deste sorotipo preocupa, e Oliveira ressaltou a importância da população receber os agentes de endemias municipais em suas casas para garantir a eliminação de focos do vetor, além de receber orientações sobre prevenção.

No que diz respeito à Covid-19, o infectologista reforçou a importância da atualização do calendário vacinal, especialmente em idosos e crianças, além das demais medidas de prevenção, como o uso de máscaras que cubram o nariz e a boca, a higienização das mãos e a manutenção de uma boa ventilação nos ambientes fechados.

O Grupo Técnico Científico também destacou a necessidade de que a população tome todas as vacinas disponíveis para evitar o adoecimento ou complicações graves decorrentes da Covid-19. A importância da conscientização e da adoção de medidas para proteger a população e evitar a propagação de doenças também foi ressaltada durante o encontro.

O evento contou com a presença de técnicos da Sesau e reuniu especialistas para debater estratégias de enfrentamento à dengue e à Covid-19 no estado de Alagoas, visando a adoção de medidas eficazes para proteger a população e reduzir o impacto dessas doenças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo