Presidente da Fapeal discute neoindustrialização e apoio à inovação nas empresas em painel nacional no Rio de Janeiro

Na última terça-feira (20), o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fábio Guedes, participou de um painel nacional no Rio de Janeiro para discutir a relação entre a universidade e a economia, com enfoque na neoindustrialização do Brasil e no apoio à inovação nas empresas. O evento foi parte dos seminários de preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e contou com a participação de representantes de diversas áreas.

Durante sua palestra, Fábio Guedes abordou a desindustrialização e a redução do tamanho da indústria brasileira na produção de riquezas locais, assim como os desafios enfrentados para o desenvolvimento de pesquisas e o apoio à inovação. O presidente da Fapeal destacou que a indústria brasileira representava 21,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 1985, mas atualmente essa participação gira em torno dos 10%, devido a uma série de fatores de ordem complexa.

Ele argumentou que a estratégia de neoindustrialização do Brasil enfrenta seis grandes desafios: segurança alimentar e nutricional, saúde, bem-estar urbano, modernização industrial, bioeconomia, descarbonização e defesa nacional. Além disso, Guedes ressaltou a importância de um debate nacional sobre o papel das universidades públicas brasileiras para o desenvolvimento nacional, enfatizando a necessidade de discutir o tema de forma abrangente e aprofundada.

A participação de Fábio Guedes no painel no Rio de Janeiro foi uma preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que terá como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido” e ocorrerá de 4 a 6 de junho. O debate preparatório foi promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma agência do Ministério da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.

Além disso, está prevista a realização de pré-conferências estaduais em todo o país, incluindo uma em Alagoas no mês de março. A intenção é envolver diferentes setores da sociedade e discutir propostas de políticas públicas e iniciativas que promovam o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Brasil.

Com participação ativa e contribuições relevantes, o presidente da Fapeal tem buscado fomentar o debate e a reflexão sobre temas estratégicos para o desenvolvimento do país, levando em consideração a importância da ciência, tecnologia e inovação em um contexto global em constante transformação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo