Renasce Salgadinho: as obras de requalificação do riacho que vão transformar o meio ambiente de Maceió

As obras do Renasce Salgadinho continuam impulsionando a maior transformação ambiental de Maceió. A obra visa revitalizar o Riacho Salgadinho, que teve seu ambiente modificado devido à urbanização da capital. O intuito é desassorear o riacho e reurbanizar toda a área circundante. O prefeito de Maceió, JHC, inspecionou o progresso da obra na última quarta-feira (21) e enfatizou a importância das intervenções para o meio ambiente.

Segundo o prefeito, a iniciativa representa um marco significativo para a cidade. Ele declarou que “Essa obra será um divisor de águas, literalmente, para a nossa cidade e a gente tem a alegria de estar aqui já apresentando todos os avanços para vocês”. JHC esteve presente em todas as cinco estações, localizadas de Cruz das Almas ao Vale do Reginaldo.

Os serviços atualmente em execução na Praia da Avenida incluem o paisagismo, o início da construção do estacionamento e rampas de acessibilidade. Na localidade de Pau D’Arco, no Vale do Reginaldo, está sendo construída uma lagoa filtrante. Além disso, nas proximidades do Riacho Águas Férreas, em Cruz da Almas, estão em andamento os trabalhos de urbanização e estação elevatória, assim como no Riacho do Sapo e no Riacho Gulandi.

A obra conta com a instalação de cinco estações elevatórias e a construção de oito barreiras de contenção de detritos. Um sistema de tubulações já foi implantado para direcionar o esgoto, que atualmente polui os cursos d’água da região, para o Emissário Submarino.

Uma moradora local, Neuriland de Moraes, enfatizou a transformação que ocorreu com a chegada da obra. Segundo ela, “Eu sofria muito com o mau cheiro e com a lama. Moro aqui há 55 anos e nunca vi essa obra sendo feita. Quando cheguei para morar aqui dava pra tomar banho e depois veio esse esgoto e a gente sofria muito com o mau cheiro, muitos prometiam, mas não cumpriam, então essa obra é um sonho realizado”.

Até o momento, mais de 8.035,85 metros de rede de esgoto foram instalados para receber os resíduos antes despejados de forma clandestina no Riacho Salgadinho e afluentes, que agora serão encaminhados para o emissário submarino. Além disso, mais de 890 colunas “DSM” foram colocadas ao longo das margens do riacho. Estas colunas têm o propósito de reforçar as estruturas existentes, prevenir erosões e infiltrações que causam desníveis nas vias marginais.

A obra também envolveu a revitalização da praia da Avenida, com a reurbanização de um trecho que vai desde o Emissário submarino, no Prado, até o Memorial à República, no bairro Jaraguá. Ao todo, uma área de 37.196 m² será revitalizada, incluindo reparos estruturais no calçadão, ciclovia, equipamentos esportivos, recuperação dos bancos, e serviços de paisagismo.

Os avanços na ciclovia e no calçadão já estão presentes em mais de 60% da área, proporcionando melhor acessibilidade às pessoas que transitam pela região. Ademais, mais de 8.161,59 m² de concreto já foram despejados no projeto.

Paralelamente às atividades de infraestrutura, a equipe socioambiental realiza ações dentro das comunidades afetadas pela obra, promovendo atividades com crianças e a população de maneira geral, a fim de destacar e ensinar a importância da preservação do meio ambiente. Mais de 400 propriedades e mais de 1400 crianças foram beneficiadas com as ações.

Todas estas intervenções são um passo significativo na transformação do meio ambiente e da qualidade de vida dos moradores de Maceió. A conclusão do Renasce Salgadinho irá representar um enorme avanço para a cidade, promovendo a recuperação de um ambiente degradado e oferecendo benefícios significativos para os habitantes da capital alagoana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo