Ícone do site Pauta Capital

Senado aprova projeto de resolução que cria Grupo Parlamentar Brasil-Líbano para incentivar relações bilaterais entre os países.

O Senado aprovou nesta quarta-feira (21) o projeto de resolução PRS 65/2023, de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que institui o Grupo Parlamentar Brasil-Líbano. O objetivo do grupo é promover a cooperação interparlamentar e incentivar as relações bilaterais entre os Poderes legislativos dos dois países. O projeto teve parecer favorável do relator na Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Esperidião Amin (PP-SC), e agora será promulgado.

Segundo o texto do projeto, as atividades do grupo incluirão visitas, debates, estudos, intercâmbio de publicações e trabalhos legislativos, experiências parlamentares, além de outras atividades que visam fortalecer os laços entre o Brasil e o Líbano. Além disso, o grupo poderá manter relações culturais e de cooperação técnica com entidades nacionais e estrangeiras.

O senador Nelsinho Trad destacou a importância histórica das relações entre os dois países, mencionando a visita de D. Pedro II ao Líbano em 1876, enquanto o país ainda era parte do Império Otomano. Desde a independência do Líbano, em 1946, Brasil e Líbano passaram por diversas fases de aproximação, e em 1954 abriram suas respectivas missões diplomáticas.

Durante a aprovação do texto na Comissão de Relações Exteriores, o senador Esperidião Amin ressaltou a significativa presença de descendentes de libaneses no Brasil, afirmando que o país abriga a maior diáspora libanesa no mundo, com cerca de 10 milhões de pessoas de origem libanesa. Ele também destacou que atualmente há cerca de 20 mil brasileiros vivendo no Líbano.

Atualmente, o Senado possui 43 grupos parlamentares criados, alguns aguardando instalação. O Grupo Parlamentar Brasil-Líbano se soma a esses grupos e visa fortalecer as relações entre o Brasil e o Líbano, tanto no âmbito político quanto no cultural e de intercâmbio técnico.

A relação entre Brasil e Líbano é de grande importância para ambos os países, e a criação deste grupo parlamentar é mais um passo para fortalecer os laços de amizade e cooperação entre as nações.

Sair da versão mobile