Setur convoca cidades alagoanas para atualizar cadastro no Mapa do Turismo Brasileiro antes de março

A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) anunciou que está convocando os municípios turísticos alagoanos para a atualização anual das informações para o Mapa do Turismo Brasileiro. As cidades têm até o dia 15 de março para realizar a atualização cadastral, que é de extrema importância para o turismo regional do estado.

A atualização do cadastro deve ser realizada pelas equipes das secretarias municipais de turismo e deve ser feita de forma digital, através do site sistema.mapa.turismo.gov.br. Após a aprovação das informações enviadas e inclusão no Mapa do Turismo, o cadastro terá validade de um ano.

Segundo a superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo da Setur, Sandra Villanova, manter o cadastro atualizado dos municípios alagoanos impulsiona o setor turístico, destacando Alagoas no principal levantamento turístico do país. Villanova ressaltou a importância do Governo de Alagoas em desempenhar um trabalho no desenvolvimento turístico e buscando consolidar o Destino Alagoas como referência no turismo nacional.

Para o cadastramento, são necessários documentos que comprovem a existência de um órgão ou entidade municipal responsável pelo setor turístico da cidade, uma dotação orçamentária destinada a pasta, possuir prestador de serviços turísticos cadastrado no Ministério do Turismo, contar com um conselho ou fórum municipal de turismo, além do termo de compromisso de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo.

No momento, o estado de Alagoas conta com 53 municípios turísticos distribuídos em sete regiões turísticas cadastrados do Mapa do Turismo Brasileiro. A Setur disponibiliza o email seturalagoas@gmail.com e o contato do WhatsApp 82 98833-9510 para sanar dúvidas dos gestores municipais.

O programa de regionalização do turismo brasileiro foi instituído pelo Ministério do Turismo (MTur) e reúne destinos e cidades que possuem vocação e que são impactados pelo setor turístico. A categorização dos municípios define a área a ser trabalhada pelo MTur no desenvolvimento de políticas públicas para cada região, além de identificar o impacto econômico do setor nos municípios.

São avaliadas cinco categorias para definir o desempenho do setor nas cidades: quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem, quantidade estimada de visitantes domésticos, quantidade estimada de visitantes internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagens.

A atualização no cadastramento dos municípios é fundamental para a consolidação e desenvolvimento do turismo em Alagoas, e a Setur está empenhada em fornecer suporte e orientação aos gestores municipais para garantir a participação no Mapa do Turismo Brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo