SSP e Conselheiros Tutelares da Capital Alinham Atendimento a Casos de Violência Contra Menores

Na tarde da última terça-feira, 20 de fevereiro, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) promoveu uma reunião com conselheiros tutelares da capital Maceió para discutir e alinhar os protocolos de atendimento a casos de violência contra menores de idade. O encontro aconteceu na sede da SSP, localizada no Centro de Maceió, e contou com a presença de policiais da Delegacia de Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DCCCA) e do Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes (Crad), da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef).

Durante a reunião, os conselheiros tutelares puderam conhecer a ferramenta do Disque Denúncia, através do número 181, que é utilizado para receber denúncias de violência contra a criança e o adolescente. A intenção do encontro foi alinhar os procedimentos e os fluxos de atendimento para ocorrências desta natureza, visando garantir um apoio mais efetivo e direcionado às vítimas de violência.

A coordenadora do Disque 181, Eliane Araújo, anunciou que outras reuniões semelhantes serão realizadas, com o intuito de convidar mais atores do poder público para melhorar o fluxo de atendimento e reforçar as estratégias de combate à violência contra menores. A importância do encontro foi ressaltada diante do volume considerável de denúncias de agressão e violência que o Disque Denúncia recebe em Maceió, demonstrando a necessidade de aprimorar os mecanismos de combate a esses crimes.

Além disso, a reunião serviu para dar as boas-vindas aos conselheiros tutelares que tomaram posse em janeiro deste ano, proporcionando a eles um panorama dos serviços oferecidos pela Secretaria da Segurança Pública. Foi destacado que, mesmo com o Disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania como canal oficial de denúncias, o Disque Denúncia estadual também pode ser utilizado pela população para reportar casos de violência contra menores, fortalecendo os canais oficiais de denúncia.

Nesse sentido, a reunião foi um importante marco para iniciar um diálogo e fortalecer as ações de proteção às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A expectativa é que, a partir desses encontros, seja possível aprimorar a eficiência no atendimento e reduzir os casos de violência contra menores em Maceió, garantindo um ambiente mais seguro e acolhedor para as futuras gerações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo