Prazo para adesão ao programa de retomada de obras na saúde se encerra em 14 de março: estados e municípios devem se manifestar!

Gestores estaduais e municipais têm até o dia 14 de março para manifestar interesse no programa de retomada de obras na área da saúde. De acordo com uma portaria publicada pelo Ministério da Saúde em janeiro, os interessados devem acessar o site do Sistema de Investimentos do SUS, o InvestSUS, para poder retomar ou reativar obras inacabadas em suas regiões.

O prazo para adesão é de 60 dias a partir da publicação da norma. Dentre os empreendimentos que podem ser retomados estão Unidades Básicas de Saúde (UBSs), academias da saúde, construção e ampliação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além de ações nas redes Cegonha e Neonatal, bem como Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e oficinas ortopédicas. A população seria a principal beneficiada, tendo mais serviços do SUS à disposição.

A iniciativa faz parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas, sancionado pelo presidente Lula em novembro de 2023. A nova legislação prevê aporte de novos recursos financeiros e vantagens para os municípios e estados que aderirem. Para participar, é necessário a manifestação de interesse de estados, municípios e do Distrito Federal, a atualização de dados cadastrais das obras e a apresentação de documentos.

Serão contempladas pela iniciativa obras ou serviços de engenharia paralisados, inacabados ou em funcionamento, sem o registro de “concluídas” no Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob). Para priorizar as obras nos serviços de saúde, serão observados critérios como percentual de execução, ano de contratação, atendimento a comunidades rurais, indígenas ou quilombolas, entre outros. As obras devem ser concluídas em 24 meses, prorrogáveis uma vez pelo mesmo período.

O Ministério da Saúde disponibilizou uma página especial com regras e prazos do programa, além de uma cartilha com orientações sobre como aderir e o que é a iniciativa. Os gestores que estiverem interessados podem acessar essas ferramentas para mais informações. O investimento é uma oportunidade para melhorar o sistema de saúde e garantir mais serviços à população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo