Hemoal realiza coleta externa de sangue em Arapiraca e Penedo neste sábado (24) para facilitar doações voluntárias.

No próximo sábado, dia 24 de fevereiro de 2024, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizará coletas externas de sangue em Arapiraca e Penedo. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso da população à doação voluntária de sangue, contribuindo para manter os estoques em níveis adequados para atender às demandas de pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas.

Em Arapiraca, a coleta externa acontecerá na Igreja Santa Isabel Hungria, localizada no bairro Canafístula. Em Penedo, o ponto de coleta será na Santa Casa de Misericórdia, situada no Centro da cidade. As ações itinerantes ocorrerão simultaneamente das 8h às 16h, proporcionando maior comodidade para os potenciais doadores.

É importante ressaltar que existem critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a doação de sangue. Os voluntários devem estar em boas condições de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 quilos. Durante o processo de doação, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, estar alimentado e evitar a ingestão de alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas.

A assistente social do Hemoal Arapiraca, Áurea Nunes, destaca que pessoas que contraíram doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, bem como aquelas que realizaram procedimentos como tatuagens, maquiagem definitiva ou colocação de piercings, só podem doar sangue após um ano da realização dessas atividades.

O ato de doar sangue é essencial para salvar vidas e garantir o funcionamento adequado dos serviços de saúde. Portanto, se você atende aos requisitos necessários e deseja contribuir para essa causa nobre, não deixe de participar das coletas externas promovidas pelo Hemoal neste sábado em Arapiraca e Penedo. Sua doação pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo