Projeto de Lei propõe regulamentação da profissão de procurador para vítimas de acidentes de trânsito na Câmara dos Deputados.

Na última sexta-feira, dia 23 de fevereiro de 2024, o deputado Toninho Wandscheer (PP-PR) apresentou o Projeto de Lei 6148/23, que tem como objetivo regulamentar a atuação de procuradores em casos de vítimas de acidentes de trânsito. A proposta, que está em fase de tramitação na Câmara dos Deputados, visa garantir que esses profissionais possam representar administrativamente pessoas físicas que tenham sofrido danos em acidentes de trânsito.

De acordo com o texto do projeto, as atribuições do procurador incluem prestar consultoria e assessoria, elaborar contratos, acompanhar processos indenizatórios e representar clientes em procedimentos administrativos. Além disso, o procurador precisa ser brasileiro nato ou naturalizado, ter diploma de nível médio, não ter sido condenado por crime doloso, ser aprovado em exame do conselho de fiscalização da profissão e estar inscrito na Associação Nacional dos Procuradores (ANPS).

Para o deputado Toninho Wandscheer, a regulamentação da profissão de procurador é essencial para garantir a proteção dos direitos das vítimas do trânsito. Segundo ele, o projeto busca assegurar a qualidade dos serviços prestados e a defesa dos direitos dos consumidores.

O PL 6148/23 seguirá um rito de tramitação conclusivo, ou seja, será analisado pelas comissões de Trabalho e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso não haja divergências entre as comissões ou se não houver recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria em plenário, o projeto poderá ser votado apenas nas comissões designadas.

Com essa iniciativa, o deputado Wandscheer espera contribuir para a regulamentação da profissão de procurador, trazendo segurança jurídica e garantindo que os direitos das vítimas de acidentes de trânsito sejam devidamente protegidos. O projeto conta com a reportagem de Luiz Gustavo Xavier e a edição de Rachel Librelon.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo