Senado Federal planeja série de eventos culturais e legislativos para comemorar bicentenário em 2024.

O Senado Federal está se preparando para comemorar os seus 200 anos de criação no ano de 2024. Uma série de eventos está sendo planejada para marcar essa importante data na história do Parlamento brasileiro. Entre as atividades confirmadas estão um espetáculo com o renomado maestro João Carlos Martins, um seminário internacional sobre democracia e novas tecnologias, a distribuição de material didático em todo o país e a realização de exposições interativas.

No dia 5 de março, será realizada a entrega de medalhas comemorativas a autoridades e personalidades que se destacaram e contribuíram para as atividades legislativas e políticas realizadas pelo Senado. As medalhas têm como tema principal “As Casas do Senado” e serão cunhadas em três diferentes tipos de materiais nobres: prata dourada, prata e bronze.

Já no dia 25 de março, está programada uma sessão especial, com a presença de autoridades dos três Poderes e representações estrangeiras, e o lançamento de um selo comemorativo em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

A programação, que está sendo organizada pela Comissão Curadora das comemorações do bicentenário, presidida pelo primeiro-secretário, senador Rogério Carvalho, inclui uma variedade de atividades para celebrar a história do Senado e a importância da instituição na construção da cidadania brasileira. Além disso, o Senado distribuirá material didático para alunos do 5° ano do ensino fundamental de escolas públicas em todo o país e lançará uma biblioteca legislativa em áudio com 12 títulos.

O maestro João Carlos Martins será a atração principal do espetáculo “Senado 200 Anos: uma jornada histórica rumo ao futuro”, que contará com a participação da Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP e outros artistas convidados. O evento será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com entrada gratuita e apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Outro destaque da programação comemorativa é o seminário sobre Democracia e Novas Tecnologias, que discutirá os impactos da digitalização na sociedade e reunirá importantes estudiosos do assunto do Brasil e de outros países.

Além disso, serão lançadas publicações e obras importantes sobre o Senado e a história do país, incluindo a republicação da Coleção Constituições Brasileiras, uma edição especial da Revista de Informação Legislativa e o lançamento do livro “Senadoras: dados biográficos”, reunindo as biografias de todas as senadoras. Diversas exposições também estão planejadas, tanto em Brasília quanto em outros estados brasileiros, para celebrar e compartilhar a história do Senado com o público em geral.

O programa de visitação às instalações do Senado Federal também será ampliado, com a realização de visitas dramatizadas e experiências imersivas de realidade virtual, proporcionando aos visitantes a oportunidade de vivenciar o trabalho legislativo de uma forma inovadora.

O Senado também está promovendo o “Programa Jovem Senador”, que selecionará 27 alunos de escolas públicas estaduais de ensino médio para passarem uma semana em Brasília e vivenciarem de perto o trabalho dos parlamentares no Senado. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de abril.

Com tantas atividades planejadas, o bicentenário do Senado Federal promete ser um momento histórico e marcante para a instituição e para a democracia brasileira. Este é um marco importante na história do país, e todas as comemorações visam celebrar e reforçar a importância do Senado na construção da cidadania e no desenvolvimento do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo