Ministério da Saúde amplia envio de vacinas contra dengue para 29 novos municípios, totalizando 521 cidades beneficiadas até março.

O Ministério da Saúde anunciou que mais 29 municípios em todo o país estão prestes a receber doses de vacinas contra a dengue nos próximos dias. Essas doses fazem parte de um novo lote que visa completar a lista de 521 municípios selecionados para receber a imunização até a primeira quinzena de março deste ano. Até o momento, 492 cidades já foram contempladas com os imunizantes, que têm como público-alvo crianças de 10 e 11 anos.

A vacinação contra a dengue teve início neste mês e tem como objetivo principal combater a incidência da dengue tipo 2, conhecida por causar complicações mais graves da doença. A Qdenga, nome comercial da vacina, será aplicada inicialmente nas crianças selecionadas e, até o final do ano, a imunização será ampliada para incluir adolescentes de 12, 13 e 14 anos residentes nos municípios contemplados.

A escolha dos municípios para receber as primeiras doses foi realizada com base na alta incidência da dengue tipo 2 em suas regiões. A produção e oferta da vacina têm sido desafiadoras, uma vez que foram adquiridas 5,2 milhões de doses neste ano e está prevista a compra de mais 9 milhões para o ano seguinte.

A vacina Qdenga teve seu registro aprovado pela Anvisa em março de 2023 e, desde então, foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Diante do aumento dos casos de dengue em algumas regiões do país, seis estados, incluindo Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e Distrito Federal, já decretaram situação de emergência devido à doença.

Com a ampliação da vacinação e a distribuição de mais lotes pelo Ministério da Saúde, a expectativa é de que haja uma redução nos casos de dengue e suas complicações, contribuindo para a melhoria da saúde da população brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo