SBP e SPP lançam Cartilha de Desenvolvimento para auxiliar na identificação precoce de atrasos no neurodesenvolvimento das crianças.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP), anuncia o lançamento da Cartilha de Desenvolvimento – 2 meses a 5 anos, que ocorrerá na próxima segunda-feira (26). Este material elaborado pelo Centers of Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos tem como objetivo auxiliar os profissionais de saúde na identificação precoce de possíveis atrasos no neurodesenvolvimento de crianças.

A presidente do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da SBP, Liubiana Arantes de Araújo, explicou a importância da cartilha em uma entrevista à Agência Brasil, ressaltando que seu principal objetivo é informar sobre os marcos de desenvolvimento esperados para cada faixa etária, possibilitando a detecção precoce de eventuais atrasos. A ideia é que os pais e responsáveis consigam identificar possíveis problemas no desenvolvimento de seus filhos e buscar ajuda especializada o mais cedo possível.

Mesmo sendo elaborada nos Estados Unidos, a cartilha é universal e pode ser aplicada em crianças de diferentes regiões do mundo, uma vez que o desenvolvimento neurocognitivo segue padrões biológicos determinados geneticamente em todas as crianças. A publicação, dividida em 12 seções para diferentes idades, visa conscientizar os pediatras em todo o país para que possam compreender melhor o processo de desenvolvimento das crianças e orientar os pais de forma adequada.

A disponibilização da cartilha no site da SBP, nas próximas semanas, permitirá que todos os pais do país tenham acesso a informações de qualidade para o acompanhamento do desenvolvimento de seus filhos. A publicação, composta por 28 páginas, abordará as diferentes faixas etárias das crianças, desde os 2 meses até os 5 anos, e servirá como um guia prático para os pais acompanharem o desenvolvimento de seus filhos e discutirem com os pediatras durante as consultas.

Os primeiros cinco anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento pleno das crianças, e a observação do comportamento nessa fase pode oferecer pistas valiosas sobre a saúde e o desenvolvimento neurocognitivo. Portanto, a Cartilha de Desenvolvimento – 2 meses a 5 anos será uma ferramenta essencial para auxiliar pais, pediatras e outros profissionais no acompanhamento e identificação de possíveis atrasos no desenvolvimento infantil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo