Projeto de Lei propõe a proibição da substância atrazina, vetada na União Europeia há duas décadas, em todo o Brasil.

O deputado Padre João (PT-MG) está em destaque na Câmara dos Deputados com o Projeto de Lei 5080/23, que visa proibir o uso de agrotóxicos contendo atrazina em todo o território nacional. A substância é atualmente utilizada no controle de ervas daninhas em culturas como milho e cana-de-açúcar, porém, é alvo de preocupação devido aos seus impactos negativos.

Segundo Padre João, a atrazina é considerada a principal responsável pela contaminação de águas subterrâneas e nascentes, o que levou a sua proibição na União Europeia há duas décadas. O deputado alerta para os riscos à saúde humana, mesmo em doses baixas, e enfatiza a dificuldade de fiscalização e monitoramento do uso da substância.

No ano anterior, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável debateu o tema, evidenciando a importância da regulamentação do uso de agrotóxicos no país. O Projeto de Lei seguirá trâmites nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Constituição e Justiça e de Cidadania, em um processo que visa analisar todos os aspectos e impactos da proibição da atrazina.

A discussão em torno do uso de agrotóxicos e seus efeitos na saúde e no meio ambiente demonstra a relevância do debate sobre sustentabilidade e proteção dos recursos naturais. A iniciativa do deputado Padre João representa um passo importante na busca por práticas agrícolas mais seguras e sustentáveis no Brasil.

Agora resta aguardar os próximos passos do Projeto de Lei 5080/23 e acompanhar atentamente a discussão nas diversas comissões da Câmara dos Deputados, onde se espera encontrar soluções eficazes para garantir a saúde e a preservação do meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo