Secdef convoca municípios para lançamento do Guia Contra Violência e Exploração Sexual visando fortalecer políticas de segurança à criança e adolescente

No dia 26 de fevereiro de 2024, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) convocou os municípios de Alagoas para participarem do lançamento do Guia Contra a Violência e Exploração Sexual. O objetivo do evento é reunir profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente para compartilhar experiências e fortalecer as políticas públicas de segurança voltadas para essa parcela da população.

O Guia Digital, Prático e Interativo “Todo Dia é 18 de Maio” foi lançado pela Secdef em 2023 com o intuito de orientar as ações de combate à violência e à exploração sexual contra crianças e adolescentes no estado. Agora, a secretaria está dando a oportunidade para que os agentes apresentem as experiências decorrentes da aplicação desse guia, por meio de um formulário online disponibilizado pela Secdef.

A secretária da Secdef, Aline Rodrigues, ressalta a importância do diálogo entre os profissionais de diferentes regiões do estado para promover o surgimento de novas ideias e estratégias para a execução das propostas presentes no novo guia. Para ela, é fundamental a construção coletiva de políticas públicas que gerem resultados positivos e efetivos.

O evento de lançamento da edição de 2024 do guia está previsto para o dia 14 de março, na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (ESMAL). A iniciativa “Todo Dia é 18 de Maio: do Sertão ao Litoral, Protegendo Nossas Crianças e Adolescentes do Abuso e Exploração Sexual”, promovida pela Secdef, busca combater tais crimes ao longo do ano inteiro.

Nesse sentido, a Secdef reforça a importância do engajamento dos profissionais e da comunidade no enfrentamento dessa questão, disponibilizando o Guia de 2023 para consulta online. Em um esforço conjunto, a convocação dos municípios para o lançamento do Guia Contra a Violência e Exploração Sexual mostra o compromisso do governo de Alagoas em proteger a infância e a adolescência do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo