Bolsonaro presta depoimento sobre importunação de baleia jubarte em São Sebastião, e alega desconhecimento da proibição em caso polêmico.

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro compareceu à Polícia Federal em São Paulo nesta terça-feira (27) para prestar depoimento em relação a um incidente envolvendo a suposta importunação de um animal marinho no litoral paulista em junho de 2023. O caso em questão diz respeito a um vídeo que viralizou nas redes sociais na época, mostrando Bolsonaro se aproximando de uma baleia jubarte com um jet ski e o motor ligado, ficando a menos de 15 metros de distância do animal.

De acordo com a portaria do Ibama, é proibido que embarcações com motores ligados se aproximem a menos de 100 metros de baleias, o que levantou a suspeita de que Bolsonaro teria infringido essa norma. No entanto, o advogado do ex-presidente, Daniel Tesser, que acompanhou o depoimento, afirmou que Bolsonaro não teve a intenção de importunar o animal e tomou todas as precauções necessárias assim que avistou a baleia emergindo da água.

Segundo Tesser, Bolsonaro não estava ciente da proibição estabelecida, mas agiu de acordo com a lei ao notar a presença do animal. O Ministério Público Federal iniciou uma investigação sobre o caso em novembro do ano passado, com o objetivo de determinar se Bolsonaro violou a lei que proíbe qualquer tipo de molesta intencional ou importunação de baleias. As consequências previstas para esse tipo de infração são de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.

O depoimento de Bolsonaro na Polícia Federal fez parte dos procedimentos para esclarecer a situação e determinar as medidas a serem tomadas em relação ao incidente. A repercussão do caso levantou debates sobre a importância de respeitar as normas de proteção ambiental e as consequências de eventuais violações, mesmo que involuntárias. A comunidade científica e ambientalista tem acompanhado de perto o desenrolar desse processo, aguardando por uma decisão baseada nos princípios da conservação da vida marinha.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo