Desapropriação do antigo Hospital do Coração em Maceió causa perda de referência cardiológica e fechamento da Casa do Coraçãozinho.

Na última terça-feira, durante a sessão parlamentar, o deputado Doutor Wanderley (MDB) abordou as consequências da desapropriação do antigo Hospital do Coração pela Prefeitura de Maceió. Uma das principais repercussões apontadas pelo parlamentar foi a perda de referência cardiológica e o fechamento da Casa do Coraçãozinho, impactando tanto a saúde pública quanto a privada.

Segundo Doutor Wanderley, a desativação do hospital gerou um cenário de incerteza para os pacientes com convênio médico que necessitam de atendimento cardiológico de urgência. Ele ressaltou que a falta de direcionamento para esses casos de infarto pode acarretar sérias consequências.

Além disso, o deputado destacou a situação das crianças portadoras de cardiopatias congênitas, que dependiam das operações realizadas no antigo Hospital do Coração através do Sistema Único de Saúde (SUS). A ausência de uma estrutura adequada para atendê-las coloca em risco a vida desses pequenos pacientes, já que a intervenção precoce é fundamental para a sobrevivência.

Diante desse cenário alarmante, Doutor Wanderley informou que medidas estão sendo tomadas para garantir o atendimento dessas crianças em outra unidade hospitalar que tenha as condições necessárias para os procedimentos cirúrgicos complexos. Ele destacou a importância humanitária desse esforço conjunto entre o Governo do Estado e a Prefeitura, ressaltando a necessidade de cumprir com as responsabilidades determinadas pela Justiça.

O deputado reconheceu a iniciativa do ex-governador Renan Filho e do atual governador Paulo Dantas em proporcionar mais de 800 cirurgias e mais de quatro mil atendimentos clínicos na Casa do Coraçãozinho. Porém, ele cobrou a participação efetiva da Prefeitura de Maceió nos custos desses atendimentos, ressaltando a importância de um trabalho conjunto para não deixar desamparadas as crianças e famílias que necessitam desse suporte.

Nesse sentido, Doutor Wanderley enfatizou a urgência de soluções e parcerias efetivas entre os entes públicos para garantir o acesso à saúde de qualidade para todos os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis. A espera é pela efetivação das medidas prometidas para evitar que vidas sejam perdidas pela falta de estrutura e assistência adequadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo