Projeto de Lei de Fábio Teruel busca combater a obesidade infantil através de diretrizes nutricionais nas escolas

O deputado Fábio Teruel (MDB-SP) está empenhado em combater a obesidade infantil por meio do Projeto de Lei 5319/23, que propõe diretrizes nutricionais mais rígidas para as refeições oferecidas nas instituições de ensino. O texto, que está em análise na Câmara dos Deputados, determina que as escolas sigam as orientações elaboradas pelos ministérios da Saúde e da Educação, garantindo um limite de açúcares no café da manhã e no almoço, informações claras sobre o conteúdo nutricional das refeições e alimentação especial para crianças e adolescentes que dela necessitam.

Segundo o autor da proposta, a obesidade infantil é considerada uma epidemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tornando urgente a implementação de políticas públicas para reduzir e evitar o problema. Ao estabelecer regras mais rígidas para a alimentação nas escolas, o deputado Teruel busca contribuir para a promoção de hábitos saudáveis desde a infância e prevenir doenças relacionadas à má nutrição.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Saúde, de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso aprovado, as novas diretrizes nutricionais poderão impactar significativamente a forma como as escolas planejam e oferecem as refeições aos alunos, exigindo maior atenção à qualidade dos alimentos e à informação nutricional disponibilizada.

Diante do cenário preocupante da obesidade infantil, a proposta de Fábio Teruel surge como uma medida importante no combate a esse problema de saúde pública. A conscientização sobre a importância da alimentação saudável desde cedo e a fiscalização das refeições nas escolas são passos fundamentais para promover o bem-estar e a qualidade de vida das crianças e adolescentes brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo