Vacinação dupla: Sesau libera aplicação conjunta de vacinas contra Influenza e Covid-19 para evitar surtos sazonais

No dia 27 de fevereiro de 2024, a Superintendência de Vigilância em Saúde (Sesau) esclareceu que as vacinas contra Influenza e Covid-19 podem ser tomadas na mesma ocasião, visando a proteção da população contra essas doenças virais. De acordo com a enfermeira do Programa Nacional de Imunização de Alagoas, Laudiceia Vieira, os imunizantes são seguros e eficazes na redução de complicações, internações e mortalidade relacionadas a esses vírus.

Com a chegada do período sazonal, em que tradicionalmente há um aumento de casos de Influenza e Covid-19, é fundamental manter o esquema vacinal atualizado para prevenir ambas as doenças. A Sesau ressaltou a importância de aproveitar a oportunidade para garantir a imunização contra a Covid-19, especialmente para aquelas pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários.

A vacinação é a principal estratégia para conter a propagação desses vírus respiratórios, conforme destacou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda. Ele orientou a população a se imunizar e adotar medidas de prevenção, como a lavagem frequente das mãos, ao tossir ou espirrar e evitar aglomerações, sobretudo durante o período de chuvas.

Em relação à gripe Influenza, o Ministério da Saúde informou que a cobertura vacinal em Alagoas atingiu 72,66% do público-alvo. Já em relação à Covid-19, a cobertura vacinal no estado ainda está aquém do ideal, com 74,86% para duas doses, 37,74% para três doses e apenas 8,48% para quatro doses, apesar do programa de vacinação ter sido iniciado em janeiro de 2021.

A Sesau reforçou que a política de vacinação é de responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações, que desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da população brasileira. Garantir a imunização adequada contra a Influenza e a Covid-19 é essencial para proteger a saúde da população e reduzir o impacto dessas doenças respiratórias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo